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Antestreia mundial: Alfa Romeo Stelvio

Estreia hoje no Salão Internacional de Los Angeles, na versão Quadrifoglio, a nova criação mecânica com a assinatura Alfa Romeo: chama-se Stelvio e é o primeiro SUV na história de uma marca ultra-secular.
Destinado a tornar-se o ponto de referência do segmento, o novo modelo encerra o genuíno espírito Alfa Romeo, incorporando os cinco elementos que fazem da marca uma das mais desejáveis do mundo: design tipicamente italiano, inovadores motores de vanguarda, perfeita distribuição do peso, soluções técnicas únicas e excelente relação peso/potência.

 

Nascido no exclusivo centro de engenharia Alfa Romeo, em Modena, no coração do Motor Valley italiano, o SUV Stelvio será fabricado na renovada fábrica de Cassino, numa linha de produção dedicada exclusivamente aos novos modelos Alfa Romeo, entre os quais o fascinante Giulia que, em 2015, deu vida a uma nova era da marca, através de cânones de estilo, temperamento desportivo e tecnologia revolucionários. Estes ingredientes, adaptados a uma nova categoria de automóvel, regressam agora no original SUV Stelvio: estilo desportivo 100% Alfa Romeo, performances de absoluta excelência e equipamento técnico e tecnológico sem rival no segmento dos SUV compactos premium.

 

Aliás, logo a começar pelo nome, o novo SUV da Alfa Romeo promete uma experiência de condução entusiasmante que, por certo, irá surpreender mesmo o condutor mais exigente e conhecedor. Com efeito, Stelvio é o nome do desfiladeiro mais alto de Itália (o segundo da Europa) e a estrada nacional homónima que o atravessa desenrola-se ao longo de mais de 20 quilómetros e conta com mais de 75 curvas, paisagens de cortar a respiração e uma rápida e inebriante variação de altitude até chegar aos 2758 metros. Ao longo dos anos, defrontaram-se aqui campeões do automobilismo e do ciclismo, dando vida a uma autêntica lenda desportiva. Importante via de comunicação também no período bélico do século passado, actualmente esta sinuosa estrada tornou-se sinónimo de passeio e de férias. Existe um único SUV capaz de permitir viver essa experiência única no mundo em pleno, eventualmente em companhia de quem nos é mais querido, graças à perfeita combinação de prazer de condução, estilo italiano e versatilidade: o Alfa Romeo Stelvio.

 

Estilo Alfa Romeo admirável pela beleza e pureza das linhas    

O Alfa Romeo Stelvio nasce do perfeito equilíbrio entre tradição, velocidade e beleza: autêntica e mágica alquimia e parte integrante da história ultra-secular da marca. Para conseguir alcançar essa harmonia, e tal como no passado, foi preciso conjugar sabiamente os três elementos característicos do design italiano: sentido das proporções, simplicidade e qualidade das superfícies. Exactamente os mesmos ingredientes que deram vida ao modelo Giulia – novo paradigma da Alfa Romeo e fonte de inspiração para o futuro -, obviamente reelaborados com todo o rigor para se adaptarem ao diferente volume de um sport utility vehicle.

 

As proporções do Stelvio expressam compacidade, força e dinamismo, como demonstram as dimensões contidas: 468 centímetros de comprimento, 165 de altura e 216 de largura.
Esta sensação é confirmada também na vista de perfil, com a linha geral a sugerir um automóvel compacto que, partindo da frente, se desenvolve em direcção à traseira, e com o habitáculo a terminar num óculo particularmente inclinado e complementado por um elegante spoiler que assegura o melhor comportamento aerodinâmico, factor crucial para uma viatura com as suas performances.

 

O estilo Alfa Romeo caracteriza-se ainda pela qualidade das superfícies, o que significa criar reflexos ricos e harmoniosos através dos volumes. O resultado é uma forma escultural que na lateral, por exemplo, dá origem a fortes contrastes entre as zonas que recebem luz e as que permanecem na sombra. Em pormenor, a superfície lateral é acompanhada por um “músculo” que sublinha a passagem entre os guarda-lamas dianteiro e traseiro.
Na versão Quadrifoglio, apresentada em Los Angeles, sobressaem as mini-saias da cor da carroçaria enriquecidas por um apêndice aerodinâmico em carbono que acentua ainda mais a desportividade do modelo. Este elemento, aliado aos pára-choques anterior e posterior e aos robustos arcos das cavas das rodas, todos da cor da carroçaria, fazem com que o Stelvio Quadrifoglio pareça mais uma berlina desportiva do que um tradicional SUV deste segmento.

 

O terceiro aspecto do estilo Alfa Romeo é a “simplicidade” que esconde um dos processos criativos mais complexos da indústria: projectar um automóvel. Com efeito, compete ao estilo camuflar o longo e complexo trabalho que está por trás de uma linha simples e natural que realça a elegância das formas e o requintado gosto Made in Italy. É esta mesma abordagem que impregna toda a história do design Alfa Romeo, que sempre se expressou através de linhas depuradas e bem definidas. O Stelvio goza, assim, de uma identidade forte, feita de pouquíssimos traços, tal como o mítico triângulo frontal, talvez a assinatura mais famosa e reconhecível no mundo do automóvel.
Para além disso, a frente do Stelvio Quadrifoglio apresenta uma forte conotação de agressividade e potência, acima de tudo graças às entradas de ar para os permutadores térmicos e às clássicas aberturas em torno do escudo associadas a um tratamento “nervoso” das superfícies.
De igual modo, a zona posterior do Stelvio atrai de imediato o olhar devido ao aspecto desportivo da área inferior, onde sobressaem os quatro terminais de escape e, principalmente, à “traseira cortada”, solução estilística que confere ao modelo um carácter único e inconfundível, para além de representar um tributo à história da Alfa Romeo: de facto, este traço característico distinguia alguns dos seus mais prestigiados modelos ligados à busca de performances e algumas das suas viaturas de competição.

 

Encontramos a mesma inspiração desportiva no interior do SUV Stelvio, depurado e essencial, projectado em torno do condutor, como demonstra o agrupamento de todos os comandos sobre o volante, pequeno e directo para se adaptar a todos os estilos de condução. Não só. O posto de condução foi construído em torno do condutor, com o túnel diagonal e o tabliê ligeiramente ondulado; foi “costurado” como um fato, com cuidado artesanal e materiais de qualidade: fibra de carbono, madeira e tecidos escolhidos pelo agradável carácter visual e táctil e montados de modo a fazer sentir a presença da mão humana.

 

Performances entusiasmantes com o 2.9 V6 BiTurbo a gasolina de 510 cv

Outro elemento que distingue um autêntico Alfa Romeo são os inovadores motores de vanguarda. É por isso que o Stelvio Quadrifoglio adopta um propulsor ímpar em termos de tecnologia e performances: o 2.9 V6 BiTurbo a gasolina de 510 cv com caixa automática de oito velocidades.

 

Inspirado em tecnologias e competências técnicas Ferrari, o motor BiTurbo a gasolina de 6 cilindros é construído totalmente em alumínio para reduzir o peso global da viatura, em particular sobre o eixo dianteiro.

 

Para além disso, embora os valores de potência e binário sejam espectaculares, o 2.9 BiTurbo a gasolina de 510 cv é extraordinariamente eficiente nos consumos, graças ao sistema de controlo electrónico de desactivação dos cilindros. Obviamente, como todos os motores de nova geração da marca, o 2.9 V6 Biturbo a gasolina de altas performances do Stelvio Quadrifoglio distingue-se ainda pelo timbre genuinamente Alfa Romeo.

 

Por fim, a caixa ZF automática de 8 velocidades apresenta uma regulação tal que permite efectuar passagens de caixa em apenas 150 milésimos de segundo em modalidade Race. A transmissão é ainda dotada de embraiagem “lock up” que assegura ao condutor forte percepção de recuperação uma vez engrenada a marcha. A caixa de velocidades automática é capaz, em função da modalidade do selector AlfaTM DNA Pro escolhida, de optimizar a fluidez, o conforto ou a facilidade de condução em todos os âmbitos de utilização, incluindo o urbano, e permite melhorar ainda mais o consumo de combustível e as emissões de CO2. As patilhas em alumínio na coluna de direcção são de série.

 

Para além deste motor de 510 cv, exclusivo do Stelvio Quadrifoglio, está ainda confirmado, na gama de motores do Stelvio, o 2.0 Turbo a gasolina de 280 cv com caixa automática de 8 velocidades. Trata-se de um 4 cilindros construído inteiramente em alumínio, que debita 280 cv de potência a 5250 rotações por minuto e 400 Nm de binário máximo a 2250 rpm. Para além do sistema electro-hidráulico MultiAir de activação das válvulas, este motor distingue-se ainda pelo sistema de sobrealimentação “2-em-1” e pelo sistema de alta pressão a 200 bars, o que se traduz numa resposta particularmente pronta aos comandos do acelerador em todo o regime de funcionamento e numa notável eficiência em termos de consumo.

 

Soluções técnicas únicas e exclusivas

Seguindo a cultura técnica Alfa Romeo, a electrónica não deve ser invasiva, mas sim um simples auxiliar para uma experiência de condução entusiasmante, graças ao cuidado e à paixão dedicados ao projecto do chassi e das suspensões. O Stelvio Quadrifoglio apresentado em Los Angeles confirma esta filosofia: é estruturalmente único e entusiasmante, mas sem renunciar a numerosos e sofisticados sistemas para tornar ainda mais excitante a experiência de condução garantida pela excelência técnica de base.

 

AlfaTM DNA Pro

O Stelvio Quadrifoglio propõe o novo selector Alfa DNA Pro, que modifica o comportamento dinâmico do veículo com base nas escolhas do condutor: Dynamic, Natural, Advanced Efficiency (modalidade de poupança de energia) e Race (ideal para obter o máximo nível de performances).

 

Tracção integral com tecnologia Q4

O SUV Stelvio Quadrifoglio é equipado com o inovador sistema de tracção integral com tecnologia Q4, projectado para gerir a tracção do veículo em tempo real, a fim de garantir o mais elevado nível em termos de performances, eficiência e segurança. Muito sinteticamente, o sistema Q4 do novo SUV Alfa Romeo assegura todas as vantagens da tracção integral e, ao mesmo tempo, garante consumos reduzidos, rapidez de resposta e todo o prazer de condução de um automóvel de tracção traseira.

A arquitectura do sistema Q4 compreende uma caixa de transferência activa e um diferencial dianteiro projectados para satisfazer os requisitos técnicos específicos da Alfa Romeo, a fim de gerir um binário elevado em tempos muito rápidos com uma configuração particularmente compacta e leve. A caixa de transferência utiliza uma tecnologia de embraiagem activa avançada que assegura uma condução extremamente dinâmica e, ao mesmo tempo, consumos reduzidos. A rapidez de resposta e a precisão na repartição do binário são garantidos pelo actuador integrado de próxima geração segundo a modalidade de condução seleccionada através do Alfa DNA Pro.

Em pormenor, o sistema Q4 monitoriza continuamente numerosos parâmetros para garantir a melhor repartição do binário entre os dois eixos em função da utilização da viatura e da aderência ao solo. Esta tecnologia é capaz de prever as perdas de aderência das rodas, em função das informações recolhidas pelos sensores de aceleração lateral e longitudinal, de ângulo do volante e de velocidade de oscilação da viatura. Em condições normais, o Stelvio Quadrifoglio com sistema Q4 comporta-se como um veículo de tracção traseira, com 100% do binário a ser transmitido para o eixo posterior. Ao aproximar-se do limite de aderência das rodas, o sistema passa em tempo real até 60% do binário motor para o eixo dianteiro através de uma caixa de transferência específica. Para assegurar a máxima velocidade de reacção na repartição do binário, o sistema desfruta um elevado deslizamento mecânico (até 2,5%) entre os dois eixos, o que se traduz num controlo da viatura no topo da categoria em termos de tracção e de estabilidade da direcção em curva.

 

AlfaTM Torque Vectoring

A tecnologia Torque Vectoring, aliada pela primeira vez à tracção integral Q4, optimiza a motricidade do Stelvio Quadrifoglio e acentua o seu carácter desportivo. As duas embraiagens, contidas do diferencial posterior, permitem controlar separadamente o binário em cada roda. Deste modo, a transmissão da potência ao solo melhora mesmo em situações de condução no limite. Isto permite conduzir o automóvel de modo seguro e sempre muito divertido, sem nunca recorrer a intervenções invasivas por parte do controlo de estabilidade.

 

Suspensões com tecnologia exclusiva AlfaLinkTM

Para o eixo dianteiro do Stelvio Quadrifoglio foi escolhida a suspensão de duplo braço oscilante com eixo de direcção semivirtual, que optimiza o efeito de filtragem e permite virar de modo rápido e preciso. É um exclusivo Alfa Romeo que, em curva, mantém constante a posição dos pneus em relação ao solo, garantindo elevadas acelerações laterais. Em qualquer situação e a qualquer velocidade, a condução do Alfa Romeo Stelvio  é sempre natural e instintiva. O eixo traseiro apresenta a solução de quatro braços e meio – uma patente Alfa Romeo -, que assegura, simultaneamente, elevadas prestações, prazer de condução e conforto. O amortecimento é assegurado por elementos de controlo electrónico que se adaptam, instantaneamente, às condições de condução e permitem escolher entre um comportamento mais orientado para as performances ou para o conforto.

 

Sistema de travagem integrado (IBS) e discos de carbono e cerâmica

Exclusivo da marca Alfa Romeo, estreado no Giulia e presente também no Stelvio Quadrifoglio, o inovador Sistema de Travagem Integrado (IBS), dispositivo electromecânico que combina o controlo de estabilidade com o tradicional servofreio, garante resposta instantânea dos travões e, logo, uma distância de imobilização recorde, para além de permitir uma importante redução do peso. O sistema de travagem do Stelvio Quadrifoglio conta ainda com elementos em alumínio e discos em carbono e cerâmica.

 

AlfaTM Chassis Domain Control 

O AlfaTM Chassis Domain Control (CDC) representa o “cérebro” que coordena toda a electrónica de bordo do Stelvio Quadrifoglio. O sistema gere a acção de diversos conteúdos – como o novo selector AlfaTM DNA Pro, a tracção integral Q4, o sistema AlfaTM Torque Vectoring, as suspensões activas e o ESC – e governa a optimização das performances e o prazer de condução. Em pormenor, o CDC adapta em tempo real a configuração das suspensões, tornando dinâmico o mapeamento das modalidades do AlfaTM DNA Pro com base nos dados de aceleração e rotação detectados pelos sensores. Para além disso, previne e gere situações críticas, informando antecipadamente as respectivas centralinas envolvidas no sistema electrónico da viatura: chassi, motor, suspensões, sistema de travagem, direcção, assistência à condução e diferencial em curva.

 

Conteúdos desenvolvidos em colaboração com a Magneti Marelli

Tal como outros modelos da gama Alfa Romeo, também o SUV Stelvio apresenta numerosos conteúdos desenvolvidos em colaboração com a Magneti Marelli – dispositivos de iluminação, motores, suspensões, sistemas de escape ou o novo sistema de Infoentretenimento Connect 3D Nav 8,8″ – que confirmam a longa e profícua colaboração entre a marca Alfa Romeo e o famoso grupo internacional que opera no âmbito do projecto e da produção de sistemas e componentes de alta tecnologia para veículos.

 

Perfeita distribuição do peso e óptima relação peso/potência

Um dos principais objectivos que esteve na base da projectação do Stelvio Quadrifoglio foi conseguir oferecer o máximo prazer de condução. Os pontos cardeais para atingir esta meta são a perfeita distribuição do peso entre os dois eixos e uma óptima relação peso/potência. Em pormenor, o primeiro objectivo exigiu uma gestão específica dos pesos e dos materiais, perseguida através do trabalho efectuado no layout do modelo e da colocação de todos os elementos de maior peso numa posição o mais central possível; a excelente relação peso/potência, por sua vez, foi alcançada através da utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono no veio de transmissão e alumínio no motor, suspensões, travões, portas, cavas das rodas, capô e porta da bagageira. O reduzido peso não afecta a excelente rigidez torcional, garantia de qualidade ao longo do tempo, de conforto acústico e de estabilidade mesmo em caso de solicitações extremas.

 

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