30742909_1800599929960443_6136852189465170121_n

FRANCISCO ABREU PILOTO DA PEUGEOT COM UM PEUGEOT 308TCR

Francisco Abreu (23 anos) é natural da Madeira e licenciou-se em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, em 2017. O piloto conta já com um vasto palmarés na velocidade, sendo um dos mais promissores do atual panorama português.

Iniciou-se no Karting aos 8 anos, sagrando-se Campeão Regional da Madeira de Karting, na época de estreia (2003), repetindo o feito dois anos depois. Venceu também duas Taças da Madeira. Foi Campeão Nacional de Karting, vencedor da Taça de Portugal e do Open de Portugal entre 2006 e 2008. No estrangeiro fez Karting em três épocas (2009 a 2001), obtendo resultados de relevo, salientando-se a vitória numa prova do World Series Karting (WSK), representando a equipa Tonykart oficial, sendo ainda hoje o único português que o conseguiu.

Em 2012 ingressou na “Autosport Academy”, da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), disputando simultaneamente o Campeonato Francês de Formula 4, alcançando, entre outros resultados, um pódio no mítico Grande Prémio de Pau.

A partir de 2013 regressou a Portugal e abraçou a velocidade nacional, garantindo vitórias em todos os circuitos por onde passou, sagrando-se Vice-Campeão desse ano na classe C3 dos Sport-Protótipos. Em 2014, ascendeu aos Sport Protótipos-CN, categoria rainha do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), alcançando o 3º lugar, no final da temporada. No ano seguinte, aos 21 anos, tornou-se no mais jovem Campeão Nacional de Velocidade de sempre, ao volante dum Tattus 2000, do Team Novadriver.

Fruto das evoluções entretanto registadas no CNV, em 2016 e 2017 integrou a categoria TCR-Turismos, aos comandos de um VW Golf TCR, daquela mesma equipa. Sagrou-se Vice-Campeão Nacional em ambas as temporadas, reforçando o título de 2017 com o cetro de Campeão Ibérico TCR.

 

francisco-abreu.403437.43

 

2018 será, assim, o ano da evolução e da internacionalização de Francisco Abreu, piloto que, aos comandos do novo Peugeot 308TCR, parte à descoberta de um conjunto das mais conceituadas pistas, que servirão para a atribuição do título de 2018 do ‘TCR Europe Touring Car Series (ver abaixo).

PEUGEOT 308TCR: Objetivo performance

Modelo por excelência da competição cliente da Peugeot Sport para circuitos fechados, o Peugeot 308TCR traduz-se em performance absoluta.

O motor THP que o equipa conta com uma base robusta que já demonstrou a sua capacidade de suporte a uma forte relação potência por litro. Alvo de um grande trabalho na admissão, escape e turboalimentação, permite-se ao bloco de 4 cilindros turbo disponibilizar 350 cavalos para 420 Nm de binário às 3.000 rpm, dispondo de um potencial de quilometragem de 5.000 km.

No lado da transmissão, conta com uma caixa de velocidades específica, sequencial de 6 velocidades com patilhas ao volante. Graças a um alargamento muito significativo das vias, fruto das estruturas de suspensão específicas, das barras anti-rolamento ajustáveis à frente e atrás e dos elementos de suspensão inteiramente assentes nas rótulas, o Peugeot 308TCR apresenta um trem frontal de elevado potencial na entrada nas curvas e um trem traseiro que o complementa na perfeição.

As inúmeras possibilidades de regulações (altura da carroçaria, vias, curvatura, tanto à frente como atrás) permitirão otimizar as configurações do chassis para todos os circuitos, por todos os pilotos. No que se refere à travagem, conta com discos ventilados de 378×34 mm, com pinças de 6 pistões, à frente, e discos de 270×12 mm, com pinças de 2 pistões na traseira.

Um novo conjunto de pedais totalmente racing permite dotar os pilotos de todas as ferramentas para que possam explorar a viatura na perfeição.

 

Um look 100% TCR

Fruto de um trabalho de co-design entre os engenheiros da Peugeot Sport e os designers do Centro de Estilo Peugeot, a carroçaria do novo 308TCR combina uma estrutura de atleta com uma aerodinâmica otimizada, nomeadamente graças a um grande trabalho de desenvolvimento em CFD, resultando num design impressionante.

Na frente, um para-choques especialmente trabalhado para o efeito permite direcionar na perfeição os fluxos de ar para o radiador e para o permutador de ar/ar, como garantia de performance e fiabilidade, enquanto o splitter garante o máximo de suporte, essencial para um bom poder direcional. Atrás, o para-choques termina num grande extrator encarregado de gerar apoio aerodinâmico no trem traseiro.

A estética do modelo completa-se com as jantes específicas de 18’’ montadas em pneus 27-65/18.

Temporada do ‘TCR Europeu’ inicia-se a 5 e 6 de maio

Será em maio que Francisco Abreu irá bater-se com os seus pares na primeira prova de uma temporada que irá visitar 7 traçados icónicos em território europeu. Esta estreia será no Circuito Paul Ricard (Le Castellet), em França.

Lançado em 2016 como um Troféu Europeu, decorrendo em paralelo com os diferentes TCR nacionais – entre os quais o Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos TCR – o TCR Europe evoluiu em 2018 para um estatuto superior, passando a denominar-se de ‘TCR Europe Touring Car Series’.

Representando uma evolução do conceito e do salto tecnológico entretanto atingido pelos participantes, nomeadamente por parte da PEUGEOT SPORT que desenvolveu o 308TCR para os seus clientes, o título da presente temporada irá decidir-se em 7 eventos: depois do evento de Paul Ricard, a decorrer entre os dias 5 e 6 de maio, o ‘TCR Europe Touring Car Series’ irá continuar pelos traçados de Zandvoort (Holanda, 20 e 21 de maio), SPA-Francorchamps (Bélgica, 9 e 10 de junho), Hungaroring (Hungria, 7 a 8 de julho), Assen (Holanda, 18 e 19 de agosto), Monza (Itália, 22 e 23 de setembro), numa temporada que terminará em Barcelona (Espanha, 20 e 21 de outubro).

Cada prova compõe-se de duas sessões de Treinos Livres de 30 minutos cada, seguindo-se 35 minutos para a Qualificação 1 (20 + 5 minutos) e Qualificação 2 (10 minutos) que definirão as grelhas de partida para as 2 Corridas do programa, cada uma com um máximo de 25 minutos de duração. Os resultados da Q2 definem a grelha de partida para a Corrida 1, surgindo os pilotos na mesma ordem de tempos; para a Corrida 2 os 10 mais rápidos no final da Q2 vêm-se invertidos na sua ordem de apresentação na grelha. Mais informações em http://europe.tcr-series.com/

Este projeto da Sports & You, para além do apoio da Peugeot Portugal, conta com os seguintes parceiros: King Tony, iMED, Canon, Brisa, Marítimo.

Os comentários para esta postagem estão desativados.