170227_alfa-romeo_stelvio_07

Nasceu o primeiro SUV da Alfa Romeo

O primeiro SUV da marca italiana em mais de cem anos de história

 

Nasceu o primeiro SUV da Alfa Romeo, destinado a proporcionar excitantes sensações ao volante, performances notáveis e estilo desportivo. Pela primeira vez em mais de cem anos de história, estes inconfundíveis elementos de genuíno “espírito Alfa” juntaram-se num “Sport Utility Vehicle”. Chama-se Alfa Romeo Stelvio e tem como objectivo reescrever as regras no segmento dos SUV “premium” de dimensões médias.
Hoje, a Alfa Romeo decidiu surpreender o público com três novas versões – Stelvio, Stelvio Super e Stelvio Business, prontas para desfrutar as entusiásticas boas-vindas dos muitos fãs que já asseguraram o sucesso da exclusiva versão “First Edition”, lançada há algumas semanas nos mercados da região EMEA, e, ainda antes disso, da versão Quadrifoglio, apresentada em antestreia em Los Angeles no passado mês de Novembro.

 

Excelente comportamento dinâmico

Logo a começar pelo nome, percebe-se que este modelo vai oferecer uma estimulante experiência ao volante e, apesar disso, facultar excelentes níveis de conforto e de versatilidade, como é próprio da sua categoria. Stelvio, o desfiladeiro de montanha mais alto de Itália e da estrada nacional 38, que o atravessa ao longo de mais de 20 quilómetros e com mais de 75 curvas apertadas, goza de um estatuto icónico. Para o apreciar verdadeiramente, sozinho, com amigos ou com a família, só há um SUV capaz de oferecer uma combinação ímpar de prazer de condução, estilo italiano e versatilidade: o Alfa Romeo Stelvio.
Dentro da mais pura tradição Alfa Romeo, o novo SUV oferece excepcional comportamento dinâmico, digno de um verdadeiro desportivo, comprovado pela equilibrada distribuição do peso, pela relação de direcção mais directa no segmento e pela avançada suspensão com exclusiva tecnologia AlfalinkTM. Sem esquecer a utilização de materiais ultraleves de alta tecnologia como a fibra de carbono no veio de transmissão e o alumínio nos motores, na suspensão, no capô, nos guarda-lamas, nas portas laterais e na porta da bagageira. Para proporcionar o máximo em termos de comportamento em estrada, o SUV Stelvio dispõe de sistema de tração integral Alfa Romeo Q4, podendo ser equipado, como opcional, com diferencial traseiro autoblocante. Para além de performances notáveis e excelente comportamento dinâmico, o Stelvio oferece ainda muito espaço, para que os passageiros apreciem e partilhem o prazer de viajar, seja qual for o destino.

 

Design desportivo 100% Alfa Romeo

Com 468 cm de comprimento, 167 cm de altura e 216 cm de largura, as proporções do Stelvio expressam força, dinamismo e dimensões compactas. Externamente, a atraente linha é a síntese perfeita de tradição, design e performance que faz parte integrante da história de uma marca já com mais de cem anos. Alcançar esta harmonia, agora como no passado, representa combinar os três ingredientes do design Alfa Romeo: sentido das proporções, simplicidade e máxima qualidade das superfícies. Exactamente os ingredientes que nos são proporcionados pelo Giulia – o novo ponto de referência da Alfa Romeo e precursor do futuro da marca – e que foram, compreensivelmente, reelaborados para se adaptarem, no seu conjunto, ao diferente volume de um Sports Utility Vehicle. Para sublinhar a beleza das linhas, o cliente pode escolher entre 13 cores de carroçaria e 13 tipos de jantes de liga leve que realçam a elegante silhueta do modelo.
No interior, encontramos a mesma configuração desportiva. Simples, elegante e personalizada como um fato feito por medida, com escrupuloso cuidado artesanal e materiais “premium”: pele, madeira genuína e tecidos seleccionados pela qualidade visual e táctil e montados de modo a proporcionar uma palpável sensação de mestria humana. O condutor está no centro de tudo, conceito este sublinhado pelo túnel em posição diagonal, pelo tabliê ligeiramente ondulado e pelo volante em pele, pequeno e com relação de direcção directa, que se adapta eficazmente a todos os tipos de condução. O modelo dispõe ainda de um legível painel de instrumentos com ecrã TFT a cores (de 3,5″ ou 7″) que fornece todas as informações essenciais, consistindo a interface condutor/carro em dois manípulos rotativos para utilização fácil e imediata do selector do Alfa DNA e do sistema Alfa Connect. Dependendo da versão, o Alfa Connect dispõe de ecrã de 6,5″ ou 8,8″ de alta resolução, com função de navegação 3D integral, a nova fronteira no infoentretenimento, desenvolvida em parceria com a Magneti Marelli.

 

Engenharia inovadora para uma segurança imbatível

O Alfa Romeo Stelvio dispõe de um grande número de sofisticados sistemas de segurança, disponíveis de série ou como opcionais, conforme o nível de equipamento. Entre os principais, está o Sistema de Travagem Integrado (ntegrated Brake System – IBS), inovador sistema electromecânico que combina controlo de estabilidade com a tradicional assistência à travagem para oferecer resposta instantânea ao comando de travagem e, logo, distâncias de imobilização recorde. Sem esquecer os sistemas de Prevenção de Colisão Frontal (Forward Collision Warning – FCW) e Travagem Autónoma de Emergência (Autonomous Emergency Brake – AEB) com reconhecimento de peões que transmitem um alerta sonoro ao condutor em caso de potencial colisão frontal e depois accionam o sistema de travagem, e o Aviso de Transposição de Faixa (Lane Departure Warning – LDW), que avisa o condutor se ele atravessar os limites da sua faixa de rodagem. Inclui ainda Monitorização de Ângulos Mortos (Blind Spot Monitoring – BSM) com Detecção de Veículos em Aproximação Posterior para permanente supervisionamento dos ângulos mortos de ambos os lados do veículo, alertando o condutor em caso de perigo potencial. Por fim, o Cruise Control Activo ajusta automaticamente a velocidade às condições do trânsito.

 

Performances excepcionais

Para além do estilo inconfundível e do excelente comportamento dinâmico, o Alfa Romeo Stelvio revela todo o seu carácter através de dois potentes motores – o 2.0 Turbo de 280 cv a gasolina e o 2.2 Diesel de 210 cv – que expressam toda a personalidade desportiva típica de um SUV, proporcionando, mesmo ao mais exigente condutor, emoções únicas, especialmente em percursos mistos. Equipados com transmissão automática de 8 velocidades e sistema de tração integral Q4, pertencem a uma nova geração de motores de quatro cilindros integralmente em alumínio com veio de transmissão em fibra de carbono. Os motores do Stelvio, inovadores e fiáveis, representam o máximo da tecnologia do Grupo, sendo construídos em Itália, nas fábricas de Termoli (gasolina) e de Pratola Serra (Diesel), em áreas especificamente atribuídas ao motores Alfa Romeo, com avançados processos e métodos que os colocam no topo da classe em termos de performances e economia de combustível. Os factos falam por si: o Stelvio 2.0 de 280 cv Turbo Gasolina é “best in class” em termos de aceleração, passando de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
A gama completa-se com novos motores que incluem o 2.0 Turbo Gasolina de 200 cv e o 2.2 Diesel de 180 cv, ambos com transmissão automática de 8 velocidades e tracção integral Q4, no caso do motor gasolina. O Diesel de 180 cv estará disponível com tracção traseira.

 

Conforto a bordo e bem-estar para condutor e passageiros

O Alfa Romeo Stelvio traz para o segmento SUV de dimensões médias os segredos da hospitalidade italiana, oferecendo um interior exclusivo, de bom gosto, elegante, para além de proporcionar muito espaço aos passageiros, para que possam apreciar e partilhar o prazer da viagem. Mas não é tudo. O modelo dá ao condutor uma sensação de completo domínio da estrada, graças ao novo selector Alfa DNA e, acima de tudo, à posição de condução alta, que não prejudica em nada o genuíno prazer que se espera de um automóvel desportivo Alfa Romeo. Por outro lado, assegura elevados níveis de conforto a bordo, contando com ar condicionado de duas zonas, sofisticado sistema de infoentretenimento Alfa Connect e excelente sistema áudio com 8, 10 ou 14 altifalantes (neste caso, da Harman Kardon), conforme a versão. Por fim, a bagageira, de 525 litros, está alinhada pela melhor concorrência, dispondo de prática porta de funcionamento eléctrico, comandada directamente através do selector rotativo, que pode ficar aberta em 8 posições. O Stelvio SUV foi construído, em todos os aspectos, para consubstanciar aquelas características tipicamente italianas: companheirismo, conforto e bom gosto.

 

Gama completa para satisfazer todas as exigências, seja de clientes particulares ou de frotas

Dependendo dos mercados, a gama compreende três versões (Stelvio, Super e Business). Na altura do lançamento, o cliente pode escolher entre 13 cores de carroçaria e 13 jantes de liga leve (de 17″ a 20″). A versão Stelvio é generosamente equipada, oferecendo conteúdos como, por exemplo, jantes de liga leve de 17″, sistema Alfa Connect 6.5″, selector rotativo Alfa, sistema áudio de 8 altifalantes, bancos revestidos de tecido preto (dianteiros deslizantes, reclináveis e com regulação em altura), Sistema Integrado de Travagem (Integrated Brake System – IBS), Aviso de Transposição de Faixa (Lane Departure Warning – LDW), e Alerta de Colisão Frontal (Forward Collision Warning – FCW) com Travagem de Emergência Autónoma (Autonomous Emergency Brake – AEB) e reconhecimento de peões. O equipamento desta versão completa-se com sensores de estacionamento, Cruise Control, porta da bagageira eléctrica e sensores de luminosidade e de chuva.
A versão Super oferece conteúdos externos e internos ainda mais completos, com elementos interiores e exteriores exclusivos: jantes de liga leve de 18″, estofos em pele técnica e tecido em três opções de cor (preto, preto/castanho e preto/vermelho), as mesmas três opções para o tabliê e para os painéis das portas e protecção da soleira da porta com aplicação em aço. Para concluir, o Stelvio Super pode dispor, como opcional, do Pack Lusso – que inclui, em particular, bancos com revestimento em pele de flor integral (em preto, castanho, vermelho ou bege) com regulação eléctrica e aquecimento, e aplicações em madeira genuína – ou do Pack Sport, que compreende volante desportivo com aquecimento com aderência específica e revestido de pele, bancos em pele desportiva em preto, vermelho ou castanho e regulação eléctrica e com aquecimento, aplicações em alumínio e pedais em aço.
Foi dada grande atenção às frotas e ao mercado empresarial e profissional, com o desenvolvimento de uma versão específica para esta categoria de clientes: o Stelvio Business. Disponível com motor Diesel, é equipado com Alfa Connect 2D Nav 6.5″, faróis Bi-Xénon de 35 W com AFS (sistema de iluminação adaptativo) e retrovisores rebatíveis electricamente. Por outras palavras, uma viatura com tudo o que é preciso para assegurar uma condução agradável a quem utiliza o Alfa Romeo Stelvio tanto para trabalho como para lazer.

 

A fábrica de Cassino por trás dos modelos de nova geração da Alfa Romeo

O SUV Stelvio é construído na conhecida fábrica da FCA em Cassino (Frosinone) – um dos mais futuristas complexos do Grupo – numa linha de produção utilizada exclusivamente para os novos modelos Alfa Romeo, como o glamoroso Giulia, com o estilo revolucionário, as performances desportivas e os critérios tecnológicos que lançaram a nova era da Marca em 2015. Agora, os mesmos ingredientes, adaptados a uma nova categoria de veículo, estão de regresso no original SUV Stelvio. Fundada em 1972, perto da histórica Abadia dos Beneditinos, a fábrica de Cassino é equipada com tecnologias de ponta para produzir viaturas de superior qualidade, oferecendo medicina no trabalho e atenção à segurança e à protecção ambiental.

Os comentários para esta postagem estão desativados.