The new Opel Combo Life: More than just a neck ahead of the competition.

Opel Combo Life é o novo melhor amigo das famílias

  • Nova arquitetura faz do novo Combo Life o automóvel ideal para a família;
  • Duas variantes de comprimento de carroçaria, ambas com opção de cinco ou sete lugares;
  • XXL – capacidade da bagageira vai de 597 litros até 2693 litros;
  • Sofisticados sistemas de assistência à condução e informação e entretenimento;
  • ‘Head up display’ e câmara traseira de 180 graus;
  • Formas elegantes e linhas marcadas, típicas do ‘design’ Opel;
  • Encomendas abrem no primeiro semestre e entregas iniciam-se na segunda metade do ano.

 

A Opel continua a implementar o seu ambicioso plano de lançamento de novos produtos, revelando, desta vez, um modelo multifacetado: o Combo Life. Trata-se de um automóvel de pendor marcadamente familiar, com várias inovações que admitem múltiplas utilizações. A quinta geração Combo assenta numa arquitetura nova. Oferece enorme espaço no interior e é particularmente versátil, podendo ser equipada com uma ou duas portas laterais traseiras de correr. Está disponível em duas variantes de carroçaria, com comprimentos totais de 4,40 e 4,75 metros, bem como com cinco ou sete lugares. A plena versatilidade no dia-a-dia da família é uma das grandes garantias do novo Opel Combo Life. As “extensões” do casal podem tomar plena posse de três bancos traseiros individuais, equipados com sistema de segurança Isofix para cadeiras de criança, e desfrutarem de uma vista desafogada, que inclui o céu graças ao tejadilho panorâmico. Mas o Combo Life pode transformar-se rapidamente para servir também numa ida às compras à loja mais próxima de mobiliário sueco…

Just right for active-outdoor lifestyles: The new Opel Combo Life is available in short or long versions, with one or two sliding doors and up to seven seats.

O novo Opel Combo Life eleva a fasquia em matéria de ambição técnica neste segmento de mercado, criando novas escalas nos patamares de segurança e de conforto. O modelo da Opel está dotado de tecnologias e sistemas de assistência à condução bem conhecidos das classes de automóveis compactos ou dos SUV, como Alerta de Cansaço do Condutor, câmara traseira 180º, ‘Head up display’ e IntelliGrip, entre vários. Entretanto, do lado do conforto surgem bancos aquecidos e volante aquecido, para dar apenas dois exemplos do elevado grau atingido. Uma das novidades na longa lista de sistemas de assistência à condução são os Sensores de Flanco, que ajudam o condutor em manobras a baixa velocidade, em locais apertados. Isto com a intenção de proteger a carroçaria, que se destaca pela aparência robusta sem perder a elegância.

«O novo Combo Life é um modelo-chave na nossa ofensiva de produto. Pelo espaço e pela versatilidade, vai atrair muitas famílias que passarão a viajar mais seguras e com maior prazer graças à nossa oferta alargada de sistemas ultramodernos de assistência à condução», afirma o CEO da Opel Michael Lohscheller. «Este automóvel tem enorme potencial de contribuir para fazer crescer a marca Opel e dá-nos a oportunidade de fazer valer novos argumentos, com novo vigor, no importante segmento dos pequenos furgões de passageiros».

Tecnologias e sistemas de assistência

O novo Opel Combo Life acrescenta à lista de equipamento um número considerável de sistemas avançados de segurança e de conforto que são muito pouco comuns nesta classe de veículos. A Opel responde, assim, ao desejo de muitas famílias, clientes-tipo deste género de automóveis, que passam a ter acesso a um vasto leque de tecnologias muito úteis no dia-a-dia.

Entre estas soluções tecnológicas inovadoras contam-se:

  • O ‘Head up display’ reduz o risco de distração ao projetar as informações mais importantes num pequeno ecrã localizado na linha de visão do condutor. Desta forma, quem conduz não necessita de tirar os olhos da estrada.
  • O Alerta de Colisão Dianteira com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência[1] contribui para evitar acidentes. Além de acionar alertas sonoro e visual, o sistema atua autonomamente nos travões quando a distância para o veículo da frente se reduz rapidamente e o condutor não reage.
  • A câmara dianteira Opel Eye, conhecida de modelos populares como Astra, Corsa e Mokka X, recolhe permanentemente dados que são processados por dispositivos de assistência como o Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade e de Manutenção de Faixa.
  • O Programador de Velocidade Automático ajusta a velocidade em função da distância para o veículo que circula à frente.
  • A Regulação Inteligente da Velocidade informa quando surge um novo limite de velocidade detetado pelo Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade. Se o Programador de Velocidade ou o Limitador de Velocidade estiverem ligados, o sistema pergunta se o condutor deseja que a velocidade seja ajustada em conformidade.
  • O Alerta de Cansaço do Condutor procede a uma avaliação do nível de fadiga mediante o tipo de condução adotado e sugere uma paragem para descanso.

As manobras de estacionamento ficam mais fáceis com:

  • Sensores de Flanco[2] – são uma novidade no vasto conjunto de sistemas da Opel de ajuda ao estacionamento e às manobras. Funciona em manobras a baixa velocidade e avisa quando os lados do automóvel estão demasiado próximo de pilares, barreiras, paredes ou outros veículos. O ‘Flank Guard’ consiste de 12 sensores colocados à volta da carroçaria, que medem a zona circundante. O sistema avisa acústica e visualmente (no ecrã no topo do tabliê) se existe risco iminente de colisão.
  • Câmara Traseira Panorâmica – alarga o ângulo de visão para trás para 180 graus, o que permite, em manobras de marcha-atrás, visualizar tráfego que se aproxima dos dois lados.
  • Assistência Avançada ao Estacionamento – é capaz de identificar espaços de estacionamento adequados e estaciona o automóvel automaticamente. O sistema procede também automaticamente às manobras de saída. Em ambos os casos, o condutor só precisa de comandar os pedais e a caixa de velocidades.

Em passeios de fim-de-semana, por exemplo, as famílias podem aventurar-se em caminhos que levam a locais menos acessíveis, fora do alcatrão, graças a uma solução inteligente:

  • O controlo de tração Intelligrip, conhecido do Opel Grandland X, é constituído por um diferencial dianteiro controlado eletronicamente que adapta a distribuição de binário entre as duas rodas da frente. Dá margem para alguma ‘patinagem’ de rodas, quando necessário, e modifica os pontos de troca de mudanças da caixa de velocidades automática, bem como a resposta do acelerador. Tudo isso contribui para a melhor tração e a melhor estabilidade quando o automóvel circula em pisos com água ou com lama, areia ou neve.

E mesmo no inverno o Opel Combo Life continua a ser confortável de utilizar:

  • O aquecimento do volante forrado a couro é uma prerrogativa inédita nesta classe de veículos, muito útil para quem deixa o automóvel estacionado fora de garagem durante as noites frias.
  • Além disso, o novo Opel pode ser equipado com bancos dianteiros aquecidos e com um sistema auxiliar de aquecimento do habitáculo, que funciona sem recurso ao motor e pode ser programado para pré-aquecer o interior do Combo Life antes da partida.

O Opel Combo Life está equipado também com a mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, comandados através de ecrãs tácteis que podem ir até oito polegadas de diagonal.

Para todos os ocupantes, o fator “divertimento” está assegurado com várias opções de recarregamento de dispositivos móveis, nomeadamente através de fichas USB localizadas à frente e atrás, além de uma tomada de 230 V.

O recarregamento sem fios de baterias de telemóveis compatíveis também é possível numa placa de indução situada na consola central, sob os comandos do ar condicionado.

O que as famílias querem: espaço, conforto e versatilidade

Admite-se que a maior surpresa do Combo Life está nas soluções tecnológicas que oferece, uma vez que toda a gente espera que um automóvel desta classe seja excecionalmente versátil. O novo Opel está disponível em variante ‘standard’, com carroçaria de 4,4 metros de comprimento total, e uma variante com carroçaria 35 cm mais longa, podendo ser equipado com duas portas laterais traseiras de correr. Ambas as variantes têm altura de 1,8 metros e ambas disponibilizam versões de cinco e de sete lugares, o que significa que a linha Combo Life terá sempre solução mesmo para uma família mais numerosa e os seus dois ‘golden retrievers’…

Viagens de férias, com muita bagagem a transportar, incluindo animais de estimação, estão perfeitamente ao alcance com o novo Combo Life. A variante de base, com carroçaria ‘standard’ e cinco lugares, oferece uma bagageira com capacidade a partir de 597 litros[3]. O compartimento de bagagens da variante mais longa tem capacidade mínima de 850 litros3.Safe and secure: With each seating position in the second row featuring its own Isofix bracket, the new Opel Combo Life can accommodate the youngest passengers in their child seats in a single row.

O Combo Life não é apenas um automóvel invulgarmente espaçoso e confortável para as famílias, podendo também fazer as vezes de pequeno furgão de transporte. Com os bancos traseiros rebatidos a capacidade de carga da variante ‘standard’ mais do que triplica, para 2126 litros[4], o que quer dizer que o transporte de equipamento de campismo, bicicletas ou outros grandes volumes não é problema. E será ainda menos na variante mais longa, cuja capacidade máxima de carga atinge notáveis 2693 litros[5]. Os ‘designers’ e os engenheiros pensaram também em melhores formar de transportar objetos longos. Assim, as costas do banco do passageiro da frente podem ser rebatidas, abrindo espaço para grandes pranchas de ‘surf’, por exemplo. Registe-se que é possível encomendar o Combo Life com óculo traseiro de abrir.

O sistema de bancos traseiros foi desenhado para permitir diversas configurações. A solução ‘standard’ é constituída por banco único na segunda fila com costas rebatíveis na proporção 60/40. Em alternativa surgem três bancos individuais que podem ser rebatidos a partir do compartimento de bagagens. Em ambas as soluções cada lugar dispõe de fixações Isofix de cadeiras de criança, permitindo colocar três cadeiras lado a lado – uma raridade no mercado. Cada banco tem um ponto superior de fixação ‘top tether’ desenhado para garantir que a parte superior da cadeira não se desloca em caso de acidente.

Sejam crianças ou adultos, os ocupantes dos lugares de trás beneficiam de luminosidade extra e de um invulgar campo de visão para cima graças ao tejadilho panorâmico. A proteção contra o sol fica a cargo de uma cortina com comando elétrico.

Em viagem

As variadas soluções para a arrumação de objetos estão em consonância com a versatilidade reclamada pelo Combo Life e constituem uma referência no segmento. O grande compartimento da consola central tem capacidade para receber desde garrafas de 1,5 litros até ‘tablets’, ou telemóveis até carteiras. Tanto as portas dianteiras como traseiras possuem compartimentos grandes e os bancos dianteiros oferecem bolsas nas costas.

À frente, no tabliê, há dois porta-luvas, superior e inferior. O compartimento de cima é ideal para guardar objetos de maiores dimensões. Isso é possível graças ao facto de o ‘airbag’ estar instalado junto ao tejadilho. Sublinhe-se, também, que o tejadilho panorâmico (opcional) surge acompanhado de uma fileira central superior de espaços de arrumação, ao longo de todo o habitáculo, incluindo ainda iluminação ambiente em LED. Esta configuração integra igualmente um compartimento superior de arrumação na bagageira, junto ao tejadilho. Este espaço pode ser acedido tanto pelo exterior, quando a bagageira está aberta, como pelo interior.

O novo Combo Life pode ser encomendado com gancho de reboque retrátil. A capacidade de reboque chega até 1500 kg, dependendo das versões. Nesta configuração é acrescentado ao equipamento o sistema de Controlo de Estabilidade de Atrelado, uma função adicional do ESP capaz de anular movimentos de oscilação e guinada. O sistema atua automaticamente sobre o motor e os travões para reduzir a velocidade e, com isso, a eliminar a instabilidade do conjunto.

‘Design’ robusto e elegante

A par da versatilidade, do espaço e das soluções técnicas avançadas, o novo Opel Combo Life destaca-se também pelo ‘design’. Por comparação com outros modelos do segmento, apresenta-se com projeção dianteira mais curta e capô mais elevado. O equilíbrio de traços e formas é a nota dominante. É possível reconhecer a identidade Opel em numerosos detalhes que espelham precisão e solidez. A grelha e os grupos óticos dianteiros com luzes diurnas LED criam um conjunto elegante em torno de uma linha comum. O desenho da secção traseira, por seu turno, segue uma lógica vertical para reforçar o pendor prático do automóvel e não comprometer as dimensões da boca de carga.

No habitáculo, a ergonomia do posto de condução recebeu atenção redobrada. Todos os comandos encontram-se ao fácil alcance do condutor e a consola central está organizada em três áreas distintas: uma superior para o sistema de infoentretenimento, uma intermédia para a ventilação/ar condicionado e uma inferior onde se situa um compartimento para objetos que pode servir de porta-garrafas pequenas.

O novo Opel Combo Life oferecerá um leque completo de versões a gasóleo e a gasolina, com motores com turbocompressor e injeção direta. O denominador comum da nova gama está centrado na eficiência, garantindo prazer de condução e economia de combustível. Os motores têm acopladas caixas manuais de cinco ou seis velocidades. No capítulo das transmissões há a registar a entrada no segmento de uma inédita caixa automática de oito velocidades, que ficará disponível em opção.

 

[1] Funciona automaticamente a velocidades superiores a 5 km/h e inferiores a 85 km/h. Entre 5 e 30 km/h o padrão de desaceleração para reduzir a velocidade no impacto é de 0,9g. Entre 30 e 85 km/h o sistema trava para um máximo de 22 km/h, ponto em que o condutor terá de intervir para reduzir ainda mais a velocidade.

[2] Sistema está ativo apenas a velocidades inferiores a 10 km/h

[3] Medido até à altura do topo das costas dos bancos traseiros (chapeleira)

[4] Medido até ao tejadilho

[5] Versão disponível a partir de 2019

Os comentários para esta postagem estão desativados.