cq5dam.web.1280.1280(1)

Novo Opel Crossland X alia estilo e funcionalidade

  • Modelo completamente novo projeta a Opel num segmento em franca expansão em toda a Europa;
  • Opel Crossland X junta-se ao ‘bestseller’ Opel Mokka X;
  • Posição de condução elevada, habitáculo espaçoso e grande versatilidade;
  • Tecnologia avançada: Opel OnStar, infoentretenimento sofisticado e numerosos sistemas de apoio à condução;
  • ‘Head Up Display’, câmara traseira 180º e faróis adaptativos inovadores em LED;
  • Preços a partir de 17.980 euros (a gasolina) e 22.830 euros (a gasóleo).

Compacto por fora e muito espaçoso e funcional por dentro, o novo Opel Crossland X adota o formato CUV (Crossover Utility Vehicle) e surge num visual moderno onde não falta sequer a pintura a duas cores da carroçaria. O versátil segundo elemento da ‘série X’ da Opel sente-se particularmente à vontade na cidade e pertence ao segmento B, onde se junta ao Mokka X, este de pendor mais ‘aventureiro’. A linha CUV-SUV da marca alemã ficará completa mais tarde, ainda este ano, com o Grandland X, modelo de maiores dimensões pertencente ao segmento dos Familiares Compactos (C).

Por comparação com o Mokka X, que tem carácter mais ‘todo-o-terreno’ e possui versões com tração integral 4×4, o novo Crossland X está mais vocacionado para uma utilização urbana devido a dimensões exteriores compactas. Mas isso não o impede de enfrentar viagens em estrada, sendo capaz de oferecer o conforto necessário para tal graças a um habitáculo realmente espaçoso. Com 4,21 metros de comprimento, o Crossland X é 16 centímetros mais curto que um Astra, mas 10 cm mais alto. Os ocupantes usufruem de posição de assento mais alta, o que proporciona excelente visibilidade. A sensação de espaço pode ser ampliada com o tejadilho panorâmico em vidro.

cq5dam.web.1280.1280Além disso, o novo Opel dispõe de variados sistemas de tecnologia avançada destinados a facilitar a utilização no dia-a-dia, como os faróis dianteiros adaptativos integralmente formados por LED, o ‘Head Up Display’ e a câmara traseira panorâmica 180º, a par do sistema de estacionamento automático Advanced Park Assist, do alerta de colisão dianteira iminente com travagem automática de emergência[1] e deteção de peões, do sistema de deteção de cansaço do condutor[2], do alerta de saída de faixa, do reconhecimento de sinais de trânsito de velocidade e do alerta de ângulo cego, para citar apenas os mais relevantes.

Tal como todos os Opel, o Crossland X dispõe da mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento, assegurando total conectividade digital com o exterior graças ao Opel OnStar dotado de ‘hotspot’ Wi-Fi[3] e múltiplos serviços como reserva de hotel[4] e procura de estacionamento[5]. Do equipamento também faz parte a mais recente geração de infoentretenimento IntelliLink, com Apple CarPlay e ao Android Auto. O ecrã tátil de oito polegadas, situado no topo da consola central, facilita os comandos das funções destes sistemas e de muitas outras funções do automóvel. Registe-se, ainda, que o Crossland X disponibiliza recarregamento de baterias de telemóveis através de indução.

Tal como noutros modelos Opel, designadamente no Mokka X, os bancos da frente do novo Crossland X são ergonómicos, certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR, garantido os mais elevados padrões de conforto. A Opel é o único fabricante a proporcionar este elevado nível de conforto neste segmento. A bagageira é líder no que toca à volumetria, com 520 litros de capacidade máxima, sem rebater bancos.

Aos passageiros de trás é oferecida a possibilidade de ajustarem os bancos longitudinalmente, avançando-os ou recuando-os 150 mm. Isto permite ganhar espaço para pernas ou, por outro lado, privilegiar o volume da bagageira, consoante as necessidades. Esta é uma das características que vinca a grande versatilidade do Crossland X.

O segmento CUV/SUV B tem vindo a crescer significativamente, registando hoje volumes de vendas cinco vezes superiores aos que se verificavam em 2010. Um dos precursores deste segmento, e um dos seus ‘players’ fundamentais, é o Opel Mokka X, modelo que já contabiliza mais de 750 mil unidades produzidas. O Crossland X vem reforçar a posição da Opel nesta faixa de mercado, logo abaixo da classe dos Compactos.

‘Design’ simples e máxima utilização do espaço

Aparência moderna e presença marcante são atributos que ninguém dispensa num ‘crossover urbano’. O novo Crossland X leva essas características ao patamar mais alto, ao mesmo tempo que se afirma com carácter Opel inquestionável e aproveitamento de espaço com a qualidade que a marca alemã já habituou. Com comprimento de 4,212 metros, largura de 1,765 m e altura de 1,605 m, o novo Opel revela mais uma evolução da filosofia de ‘design’ da Opel, apresentando-se simultaneamente sofisticado e robusto, com grelha dianteira saliente e com o logótipo Opel em destaque. Não podiam faltar as aplicações de proteção da carroçaria, que são rematadas com apontamentos cromados destinados a sublinhar a elegância.

Nos lados, sobressaem linhas bem vincadas e um friso que separa visualmente as partes superior e inferior da carroçaria, dando a impressão de que o tejadilho flutua. Esse friso desce ao aproximar-se da traseira, replicando o efeito que a Opel estreou no citadino ADAM. E, tal como neste modelo, o tejadilho poderá ter cores diferentes da carroçaria. No conjunto, fica a ideia de que o Crossland X é mais longo do que na realidade. A secção traseira, por seu turno, faz uma afirmação SUV bem evidente, com a proteção integrada no volumoso para-choques.

O habitáculo foi desenhado à luz dos princípios da filosofia de ‘design’ da Opel, destacando-se as linhas e as superfícies suaves, bem como a precisão da execução de cada pormenor. O tabliê e a consola entre os bancos dianteiros apresentam módulos estruturalmente bem concebidos, alinhados com o condutor.

A gama Crossland X é composta de um leque completo de motores a gasolina e Diesel que podem estar acoplados a caixas de velocidades manuais ou automática.

Outra característica destacada do novo Crossland X é o elevado nível de versatilidade, nomeadamente através dos bancos traseiros reguláveis individualmente. Podem ser rebatidos na proporção 60/40 e avançados ou recuados numa amplitude de 150 milímetros. A regulação longitudinal permite maximizar a capacidade da bagageira quando é necessário, até um total de 520 litros – valor de referência nesta classe. Para além disso, a capacidade da mala sobe para uns expressivos 1255 litros se os bancos traseiros forem rebatidos. O Crossland X pode ser equipado com sistema de fechaduras sem chave Open&Start.

Faróis de alta tecnologia e sistemas de assistência à condução

A utilização facilitada do novo Crossland X é garantida por variadas tecnologias avançadas de assistência à condução. Os faróis possuem tecnologia inovaora com lâmpadas LED, que asseguram a melhor visibilidade à noite. Por seu turno, o ‘Head Up Display’ reduz o risco de distração do condutor ao projetar num pequeno ecrã, situado na linha de visão do condutor, a velocidade, os principais dados de navegação e a sinalização mais relevante naquele troço.

A câmara dianteira ‘Opel Eye’ recolhe e processa múltiplos dados que servem de base para vários sistemas de apoio à condução, como o reconhecimento de sinais de limitação de velocidade e o alerta de saída de faixa de rodagem. Se for detetado que o veículo começa a divergir da direção correta, sem intervenção do condutor, o sistema aciona sinais de aviso acústicos e visuais. O programador de velocidade com limitador é outro sistema que torna a condução mais simples, nomeadamente em troços citadinos onde a limitação de velocidade é muito estrita, como em zonas densamente habitadas.

Continuando no capítulo da segurança, o alerta de colisão dianteira iminente – capaz de detetar peões – tem travagem de emergência automática, contribuindo decisivamente para prevenir acidentes. Este dispositivo está conjugado com um sistema de deteção de cansaço do condutor, capaz de avaliar a fadiga do condutor através do tipo de condução adotado e de emitir sinais de aviso.

O Opel Crossland X dispõe ainda de uma câmara traseira grande angular, capaz de abranger 180º. Nas manobras de estacionamento, o Crossland X oferece a mais recente geração de estacionamento automático Advanced Park Assist, que deteta espaços e efetua autonomamente as manobras necessárias na direção. O sistema também assegura as manobras de saída do local de estacionamento. Em ambos os casos, o condutor apenas necessita de operar os pedais. No pico do inverno, equipamento especial como o volante e o para-brisas aquecidos aumentam o conforto e a segurança.

Em Portugal em julho

Automóveis funcionais de dimensões compactas ajustam-se de igual modo a deslocações curtas às compras e a viagens mais longas em férias. Na verdade, a popularidade deste tipo de veículos cresce de forma significativa, especialmente entre famílias que habitam os espaços urbanos. As vendas no segmento B-CUV/SUV (onde um dos modelos mais populares é o Opel Mokka X) quintuplicaram desde 2010. O novo Opel Crossland X acrescentará, sem dúvida, ainda mais ímpeto a este mercado.

Por seu turno, em Portugal, o segmento B-CUV/SUV cresceu oito vezes em seis anos, alcançando atualmente cerca de 10 por cento do mercado de passageiros. No total, as vendas de SUV e ‘crossovers’ representaram 19 por cento do mercado de passageiros em 2016. Seis anos antes, em 2010, essa fatia era de pouco mais de 7 por cento.

O novo Opel Crossland X chega ao mercado português em julho. A gama comportará motores a gasolina e a gasóleo, com preços a partir de 17.980 euros e 22.830 euros, respetivamente. Para fazer jus aos pergaminhos de moderno ‘crossover’ de topo, do equipamento de série de todos os Crossland X farão parte vidros elétricos à frente e atrás, programador de velocidade, apoio ao arranque em subidas e sensores de estacionamento. No capítulo dos sistemas de assistência à condução, a lista de série inclui igualmente a avançada câmara dianteira com alerta de saída de faixa e reconhecimento de sinais de limite de velocidade. O apoio em viagem e em emergência Opel OnStar também está incluído no equipamento de todas as versões.

Para assinalar a chegada do novo modelo os concessionários Opel de todo o país promovem eventos de portas abertas entre os dias 13 e 15 de julho.

 

[1] Funciona automaticamente a velocidades entre 5 e 85 km/h. No intervalo de 5 a 30 km/h, o padrão de desaceleração para reduzir a velocidade no impacto é de 0,9g. Entre 30 e 85 km/h, o sistema reduz a velocidade para 22 km/h. Para baixar desta fasquia terá de ser o próprio condutor a aplicar os travões

[2] Alerta de Colisão Dianteira Iminente com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência, e o sistema de Deteção de Cansaço do Condutor ficarão disponível a partir do verão

[3] Os serviços OnStar requerem ativação e assinatura junto da OnStar Europe Ltd. Estes serviços Wi-Fi necessitam de assinatura junto do operador de rede nomeado. Implicam custos depois de concluídos os períodos de experimentação.

[4] Através do Booking.com. Requer endereço de e-mail e cartão de crédito

[5] Através do Parkopedia

Os comentários para esta postagem estão desativados.