Dynamic duo: The Opel Astra Sports Tourer and the Astra five-door have convinced more than 500,000 customers from across Europe.

Opel Astra: Carro do Ano 2016 alcança 500.000 encomendas

  • Adesão dos consumidores a novas tecnologias;
  • Quase 60% com câmara dianteira Opel Eye e 55% com Navi 900 Intellilink;
  • Astra é o segundo modelo compacto mais vendido na Europa.

Motores eficientes, construção leve, conectividade com o exterior e tecnologia avançada de assistência à condução – estas são qualidades verdadeiramente apreciadas na mais recente geração do modelo Astra, que a Opel apresentou ao mundo no Salão de Frankfurt de 2015. Desde então, o ‘best-seller’ alemão cativou as preferências de mais de 500.000 consumidores em toda a Europa, cotando-se como o segundo modelo mais vendido na supercompetitiva classe dos automóveis compactos.

A tecnologia sofisticada foi, desde sempre, um dos argumentos mais sonantes desta décima geração Astra, que viria a encontrar tradução prática nas encomendas efetuadas desde o lançamento. Quase 60 por cento dos Astra produzidos até à data possuem câmara dianteira Opel Eye, o que significa que estão equipados com sistemas avançados de assistência à condução como Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Alerta de Saída de Faixa, Manutenção de Faixa, Indicação de Distância para o veículo da frente e Alerta de Colisão Dianteira Iminente com Travagem Autónoma de Emergência. Entre o equipamento de última geração está ainda o Programador de Velocidade Adaptativo, com radar, que é capaz de manter automaticamente a distância para o veículo da frente, sem intervenção do condutor. Outro sistema que se tornou símbolo da evolução tecnológica produzida no Opel Astra é o de faróis de matriz de LED IntelliLux LED, que continua a ser inédito na classe dos automóveis compactos. Estes faróis comprovam a liderança histórica da Opel em matéria de iluminação e estão em cerca de 30 por cento dos Astra que circulam nas estradas. Registe-se que, com 55 por cento, o segundo equipamento avançado mais popular é o ultramoderno sistema de informação e entretenimento Navi 900 IntelliLink, com ecrã tátil policromático de oito polegadas e navegação integrada. Os mapas cobrem todos os países da Europa e o dispositivo é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Desde que o Carro do Ano 2016 foi lançado, mais de 60 por cento dos compradores optaram por versões com níveis de equipamento mais elevados, ganhando com isso acesso a conteúdos tecnológicos mais completos. Do equipamento de série destas versões – tipicamente as Dynamic e Sport – entre muitos faz parte o sistema de assistência em viagem e emergência Opel OnStar. Com a simples pressão de uma tecla (ou automaticamente, em caso de acidente), o utilizador fica em contacto com um operador no Centro de Operações OnStar, podendo solicitar diversos serviços desde o descarregamento de itinerários até à reserva de hotel ou procura de espaço de estacionamento. Outros serviços especialmente úteis são a localização do veículo em caso de furto, com bloquei de ignição, e o diagnóstico remoto das principais funções do automóvel. Também integrado neste equipamento está o ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que proporciona ligação à Internet até sete aparelhos móveis.

No mercado português, a multifacetada gama Astra, disponível nas variantes de cinco portas e ‘station wagon’ Sports Tourer, está distribuída por quatro níveis de equipamento: Edition, Business Edition, Dynamic Sport e Innovation. Denota um foco especial nos motores 1.0 Turbo de 105 cv de potência, a gasolina, e 1.6 CDTI de 95 e 110 cv, a gasóleo. O leque de opções 1.0 Turbo tem preços a partir de 21.010 euros, enquanto o turbodiesel de 1,6 litros está disponível desde 24.360 euros.

Todos os Opel Astra estão dotados de série de ar condicionado, volante forrado a couro, quatro vidros elétricos, fecho centralizado de portas com comando à distância, espelhos retrovisores com regulação elétrica e aquecimento, computador de bordo, programador de velocidade com limitador, rádio com entrada USB, sistema Bluetooth e integração de ‘smartphones’, e sistema de monitorização de pressão de pneus, entre outros. No capítulo da segurança, o equipamento de série integra controlo eletrónico de estabilidade ESP Plus, ABS com EBD, ‘airbags’ frontais, ‘airbags’ laterais, ‘airbags’ de cortina e fixações Isofix para cadeiras de criança.

A Opel mantém-se fiel ao seu princípio de democratizar tecnologia avançada, oferecendo conjuntos de equipamento a preços ultracompetitivos. Registe-se, neste particular, o ‘Pack Matrix’ (faróis de matriz de LED, vidros traseiros escurecidos, banco rebatível 40/20/40) por 1700 euros, a câmara Opel Eye com múltiplas funções de apoio à condução (550 euros nos Edition / de série nos Dynamic Sport e Innovation) ou o ‘pack’ que associa rádio IntelliLink Navi 900 e ar condicionado bi-zona (695 euros nos Edition e Dynamic Sport / de série no Innovation). O sistema Opel OnStar (de série nos Dynamic Sport e Innovation) é opção nos Astra Edition, proposto por 490 euros.

Os comentários para esta postagem estão desativados.