PEUGEOT_RIFTER4X4_1802STYP_001

O AVENTUREIRO CAÇADOR DE ESTRELAS

PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT

 

O novo Peugeot Rifter, numa variante luminosa, transforma-se para o Salão Automóvel de Genebra num showcar, verdadeiro caçador de estrelas.

O Peugeot Rifter 4×4 Concept foi concebido para explorar os grandes espaços. O seu estilo específico é ainda mais poderoso e assertivo.

Talhada para a aventura sobre qualquer tipo de terreno, esta proposta conta com tração integral, pneus específicos e uma altura ao solo elevada em 80 mm.

Equipado com uma tenda de campismo da Overland, permite levar as explorações muito além do pôr-do-sol.

Para ir ainda mais longe, transporta consigo uma nova bicicleta de BTT de assistência elétrica PEUGEOT eM02 FS Powertube, com bateria integrada diretamente no quadro.

“Com o show-car RIFTER 4×4 CONCEPT conseguimos criar um veículo ainda mais polivalente e eficaz, num estilo muito moderno e distinto, que joga com o contraste de cores e de materiais. “

Keith RYDER, Responsável do design PEUGEOT RIFTER

 

Um estilo espetacular para viver o extraordinário

 

O PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT é apresentado num tom cinzento brilhante, específico e único, que realça na perfeição a sua aparência robusta, desenvolvida para a aventura.

Uma máscara em preto mate entre a grelha e o capot protege eficazmente a frente do veículo contra as projeções do piso. Com a sua bagageira, igualmente em preto mate, o PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT mostra-se firmemente contido.

 

Vários elementos em preto ONYX, oriundos do veículo de série, nomeadamente nos retrovisores, grelha ou ainda nas barras de tejadilho, complementam o seu estilo. As jantes de 16 polegadas em preto ONYX diamantadas e envernizadas dão ao PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT uma atitude ainda mais vincada.

 

Este showcar ilumina-se através de vários detalhes em amarelo anodizado acetinado, que pontuam toda a viatura em seu redor:

  • Na frente, o amarelo está presente nos faróis de nevoeiro, no fundo do lettering “PEUGEOT” da grelha e ainda na zona preto mate do capot.
  • De perfil, surgem tiras verticais dinâmicas na parte de trás da porta deslizante, que exibe orgulhosamente a assinatura “RIFTER”.
  • Na parte traseira, a designação “RIFTER” atravessa o vidro traseiro.

 

PEUGEOT_RIFTER4X4_1802PB_001A

 

Os autocolantes estriados, com acabamento cromado fumado, surgem nas asas traseiras, subindo até ao tejadilho, dando uma nova dinâmica à silhueta.

 

Redesenhado para a ocasião, o logótipo “DANGEL” conta com uma decoração específica, com detalhes em amarelo. Este novo logo, no inédito tom amarelo, irá, a partir de agora, assinar todas as futuras criações do carroçador (à exceção do tom específico em amarelo).

 

O jogo de cores e materiais prolonga-se ao interior: bancos específicos com o logo “RIFTER” casam com um têxtil cinzento malhado em relevo com alcantara preta; contam com costuras feitas com um fio amarelo brilhante, encontrado também na base da alavanca de velocidades. Riscas amarela, em material flexível, do tipo “neopreno”, refletem os detalhes de cor da carroçaria.

 

O volante do PEUGEOT i-Cockpit® em couro apresenta também costuras amarelas, ostentando uma gravação “PEUGEOT” na mesma tonalidade. O desenho sofisticado do painel de bordo utiliza, neste caso, uma decoração em tons de cinza acetinado e usa faixas cromadas fumadas semelhantes às presentes no exterior.

 

Inserções generosas em alumínio sólido reforçam o estilo da consola central e das portas. O alumínio escovado revela a denominação “RIFTER”, jogando com as superfícies e os reflexos.

 

Ultrapassar tudo para chegar a todo o lado

 

Porque traça novos caminhos para atingir novos horizontes, o PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT é muito mais do que uma simples expressão estilística. A sua missão é ser igualmente confortável em pisos de terra, sobre lama, neve ou caminhos rochosos.

 

Para o efeito, o modelo está equipado com um sistema de tração às 4 rodas, desenvolvido pela DANGEL, parceiro histórico da Marca e especialista de renome em transformações 4WD. A altura ao solo do PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT é aumentada em 80 mm, permitindo-lhe superar muitos dos obstáculos que se lhe apresentem.

 

A transmissão 4×4 é ativada através de um sistema de acoplamento viscoso, operado através de um seletor situado à mão no painel de bordo, à direita da manete da caixa de velocidades, sendo propostos 3 modos de condução:

  • Modo “2RM”, que permite rolar com tração simples, para uma condução no quotidiano;
  • Modo “4RM”, em que a transmissão se encarrega, por si, de enviar potência para as rodas traseiras em caso de perda de motricidade;
  • Modo “Lock”, para bloquear o eixo traseiro, útil para transposições extremas e cruzamentos de obstáculos.

 

O modelo conta com 4 pneus de elevada performance que reforçam a eficiência das 4 rodas motrizes. O PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT conta, assim, com pneus de todo-o-terreno da BF Goodrich, aliando solidez, resistência, visual e uma excelente motricidade.

 

As encostas íngremes não serão grandes obstáculos para esta versão que conta com um motor BlueHDi 130, com transmissão manual de 6 velocidades, desenvolvendo um confortável binário de 300Nm.

 

Além do PEUGEOT i-Cockpit®, este conjunto mecânico dota o PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT de uma elevada precisão e de uma condução divertida e sem precedentes, independentemente do terreno em que se aventure.

 

Prolongamento da aventura

 

Longe das luzes das cidades, o PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT poderá contar com uma rampa de luzes LED na parte superior do para-brisas. Curvada e com uma largura de 1,35 m, integra um alinhamento de 100 LED, divididos por 2 filas, aproveitando uma impressionante potência total de 300 W.

 

De modo a que a aventura não termine quando o sol se põe, o PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT está equipado com uma tenda “Overland”, desenvolvida pelos especialistas da Autohome.

 

De fácil instalação, desdobra-se a partir do seu compartimento sobre as barras de tejadilho. Certificadas de acordo com a norma “City Crash Test”, estas barras de tejadilho estão disponíveis como acessórios e podem suportar qualquer tipo de carga. Tudo o que há a fazer é fixar a escada deslizante, não havendo necessidade de estacas, já que tudo o que é preciso está no tejadilho.

 

O material da tenda de campismo foi especificamente concebido para o PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT, contando com a assinatura “PEUGEOT” e assumindo o mesmo grafismo do showcar.

O colchão é revestido do mesmo têxtil cinza acolchoado, com costuras amarelas, como os bancos. Muito compacto, dobra-se facilmente para se integrar no volume da tenda.

 

O toque final é assegurado pelas almofadas em alcantara, igualmente debruadas a amarelo.

Finda a estrada, o PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT torna-se, assim, num refúgio acolhedor.

 

Surgindo o sol de novo no céu, a BTT PEUGEOT eM02 FS Powertube assume o protagonismo para permitir prolongar a aventura.

Esta BTT de assistência elétrica é precursora da próxima geração de eBikes da Marca do leão. A sua bateria compacta, integrada no quadro, garante-lhe um estilo fluido e atrevido.

 

Polivalente, fruto da sua dupla suspensão, torna-se na companheira ideal para os percursos montanhosos mais exigentes. Pode ser arrumada na parte traseira, sem necessidade de ferramentas, no suporte dedicado para o atrelado com bola amovível. A sua cor amarela anodizada acetinada, idêntica aos detalhes presentes no veículo, contrastam de modo subtil com a porta da bagageira em preto mate.

 

O PEUGEOT RIFTER 4×4 CONCEPT desbrava uma nova via, garantindo sensações muito próximas do estrelato.

Os comentários para esta postagem estão desativados.