Stroke of genius: Director Interior Design Karim Giordimaina is delighted that sharks are a feature of various Opel models.

Tubarões nos Opel – onde está o predador no novo Crossland X?

  • “Caça aos ovos da Páscoa” com um ângulo diferente: há tubarões escondidos nos novos modelos SUV Grandland X e Crossland X;
  • E há mais nos Corsa, ADAM, Astra, Insignia e Zafira;
  • A ideia dos tubarões da Opel foi de uma criança

 

Nesta Páscoa a Opel propõe um exercício diferente a quem gosta da tradição de esconder ovos da Páscoa no jardim para as crianças procurarem. Com previsões meteorológicas menos animadoras, a solução para evitar a chuva e o frio pode estar num passeio de automóvel, entretendo crianças e adultos com o desafio de encontrarem pequenos tubarões gravados no habitáculo. O famoso peixe já existe há anos nos modelos ADAM, Corsa, Astra, Insignia e Zafira. Agora, infiltrou-se também no Crossland X e no Grandland X…

Mas o que é que deu origem à grande popularidade dos tubarões escondidos nos Opel, há mais de dez anos? Tudo começou num domingo à tarde, em 2004, quando Dietmar Finger, em sua casa, ensaiava uns esboços para o novo Corsa. Concretamente, este ‘designer’ da Opel trabalhava na parede do lado direito da gaveta do porta-luvas – uma secção pouco interessante visto que fica escondida a maior parte do tempo pela porta do passageiro da frente. Mas a importância da peça é crucial para a estabilidade do porta-luvas, sendo reforçada com veios moldados no plástico. Finger traçava esses veios quando o filho se aproximou, observou o esboço e opinou: «Papá, por que não desenhas um tubarão?» O desenhador decidiu experimentar e deu aos veios o formato de um tubarão. No dia seguinte mostrou o resultado ao então desenhador-chefe do Corsa, Nils Loeb, que não hesitou um segundo em aceitar a ideia. E assim nasceu uma nova corrente. O tubarão do porta-luvas entrou em produção em série e multiplicou-se por centenas de milhares de automóveis.

Entretanto, a história do tubarão espalhara-se rapidamente e ganhava mais adeptos. Karim Giordimaina, responsável pelo habitáculo do Opel Zafira, decidiu aí esconder três pequenos tubarões. E mais vieram a seguir, no Opel ADAM, na atual geração Opel Astra e no topo de gama Insignia.

Atualmente à frente do ‘Design’ Interior da Opel, Karim Giordimaina, defende que o tubarão é um símbolo identitário da marca que “nada” nos Opel muito para além do porta-luvas inicial. «Chegámos a um ponto em que, quando apresentamos um novo modelo, os jornalistas perguntam-nos onde colocámos os tubarões», conta divertido. «Digo sempre à nossa equipa de ‘design’ para dar continuidade a esta tradição. Isto é algo que nos diferencia. Demonstra que somos apaixonados por cada detalhe dos habitáculos e fanáticos pela qualidade, mas de uma forma simultaneamente divertida e descontraída».

Para não fugir à regra, há um descontraído tubarão Opel no novo SUV Crossland X. Com a ajuda de Karim Giordimaina, em fotografia, é fácil perceber onde está…

Os comentários para esta postagem estão desativados.