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Concept cars PEUGEOT

Para a PEUGEOT, um concept car não é apenas um exercício de estilo. Faz parte de uma verdadeira estratégia de marca. É uma visão apurada da sua imagem que, a longo prazo, fomenta e inspira a sua visão estética e tecnológica. É o equivalente à alta costura por oposição ao pronto a vestir no mundo da moda.

A PEUGEOT desenvolveu sempre os seus concept cars para serem funcionais e para que se possam conduzir, a fim de oferecer uma experiência completa, mesmo quando dinâmica.

Já há muitos anos que os concept cars da PEUGEOT têm dimensões realistas (arquitetura e dimensões das rodas) e estão equipados com elementos que podem ser vistos em veículos de produção.

 

HISTÓRIA

Com 210 anos de história, a PEUGEOT conta com os seus concept cars para manter o seu ADN.

 

O primeiro e genuíno exercício de estilo assimilado num concept car nasceu em 1984: o PEUGEOT Quasar. Sendo uma verdadeira montra tecnológica, foi a primeira vez que engenheiros e designers receberam carta branca para criar um objeto fantástico sem quaisquer restrições industriais.

 

Gérard Welter, então ainda um elemento da equipa de design, projetou a carroçaria com base num esboço de Eric Berthet. Welter foi um dos pilares do estilo do PEUGEOT 205 e tornou-se diretor de design da marca em 1998, cargo que manteve até 2007. O interior, futurista para a época, foi projetado por Paul Bracq. A base do chassis derivava do lendário 205 Turbo 16, assim como o seu motor, que, para o efeito, foi levado aos 600 cavalos de potência.

 

Os concept cars que se seguiram mantiveram sempre um vínculo à competição, um tema muito caro a Gérard Welter. Apresentado no “Goodwood Festival of Speed”, no Reino Unido, entre outros eventos, o PEUGEOT Proxima era animado por um motor V6 biturbo de 680 CV. Com um motor semelhante, o PEUGEOT Oxya seria cronometrado a 350 km/h no anel de velocidade de Nardo em 1988.

 

Em 2010, anunciando a nova tendência de Estilo com a nomeação de Gilles Vidal, o concept SR1 inaugura uma nova era no design da PEUGEOT.

 

Em 2012, o PEUGEOT Onyx seria o primeiro manifesto de Estilo da marca, explorando matérias-primas como o cobre, ou a nova posição do emblema ao centro da grelha. A linha Onyx tornou-se também o primeiro manifesto completo de mobilidade com os concepts de bicicletas e scooters.

 

Outras tendências estéticas tornar-se-iam reais manifestos da marca, com concepts como o 308 R HYBRID ou o 508 PEUGEOT Sport Engineered desenvolvidos em parceria com a PEUGEOT Sport. Este último foi a base para um modelo de produção, como foi o caso da shooting break 306, para a Fase 2 do modelo, em 1999, do 20♥ para o 206 CC ou do Peugeot RCZ Concept para o coupé com o mesmo nome.

 

                                                                                         

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A GÉNESE DE UM CONCEPT CAR

Para desenhar o seu futuro, é fundamental desenvolver outros setores criativos, preservando o ADN da marca.

 

Quando iniciam a busca de inspiração, os designers procuram sinais apurados de tendências emergentes numa ampla variedade de setores, como a arquitetura, moda, artes ou novas tendências de mobilidade. O objetivo é detetar novas expetativas e novas necessidades noutros campos, ir além do mundo automóvel, detetar novas tendências sociais, tudo em benefício dos futuros clientes. Isto aplica-se ao design exterior e interior, bem como na pesquisa de novas cores, materiais ou grafismos.

 

Uma vez estabelecidas as especificações (ou o a que se chama mood board), o Departamento de Design da PEUGEOT lança uma competição interna entre todos os designers. Alguns trabalham dia e noite, incluindo fins de semana, para tentar vencer a prestigiante competição. Uma vez definida a lista dos trabalhos selecionados, são elaborados os modelos digitais e os modelos à escala real (1:1) são esculpidos para definir os volumes e o equilíbrio geral do objeto. Depois de longas horas de deliberação e aprovação pelos mais altos responsáveis da Marca, é eleito o projeto que melhor se enquadra nas especificações iniciais. Seguem-se a digitalização 3D e conceção em CAD (Desenho Assistido por Computador) para projetar um modelo digital de elevada precisão. É então esculpido um novo modelo, mais detalhado, igualmente à escala 1:1, usado para apurar os detalhes, ajustes e superfícies e para definir a cor final do concept. O mesmo processo é seguido para a definição do interior. O projeto é depois confiado às melhores empresas de modelagem, maquete e produção de peças únicas. Estas empresas são as únicas capazes de atender às mais ínfimas necessidades e desejos de um designer.

 

Um dos maiores desafios na construção de um concept car é a limitação de tempo. Muitas vezes é projetado para um grande evento, como uma feira de negócios, para ocupar um lugar de destaque, num stand de exposição; portanto, tem de ser entregue a tempo. Em menos de um ano, é necessário passar de esboços elegantes para um objeto funcional, totalmente finalizado. Embora, presentemente, as novas ferramentas digitais, como capacetes de realidade virtual ou o sistema C.A.V.E (Cave Automatic Virtual Environment) tornem a componente de design muito mais fácil, a atenção aos detalhes e o refinamento só são possíveis em objetos físicos.

 

Os concept cars são, também, uma oportunidade para estabelecer parcerias com PME ou artesãos que estejam na vanguarda nos respetivos setores. No caso do EXALT, foi criada uma fragrância personalizada para aprimorar a experiência ao nível do olfato, em parceria com os perfumistas da EX-NIHILO. Para o e-LEGEND, os trabalhos de carpintaria no interior, em textura de madeira “Paldao”, foram moldados pelo fabricante de armários HERVET Manufacturier. São também estabelecidas outras parcerias com marcas de referência internacional, como foi o caso da SAMSUNG para o INSTINCT ou da FOCAL para os concepts Foodtruck e FRACTAL.

 

LABORATÓRIOS DE IDEIAS

Os concept cars têm desempenhado um papel importante na estratégia de subida em gama da PEUGEOT. O seu nível tecnológico e de sofisticação são uma fonte de desenvolvimento dos veículos produzidos em série.

 

Os concept cars são como locomotivas; objetos que congregam todas as forças vivas da empresa, sejam as equipas de Pesquisa & Desenvolvimento, Comunicação ou Marketing. Os concept permitem que as futuras utilizações sejam exploradas em torno de uma visão comum. São vetores reais de inovação utilizados nas diferentes linhas de negócio do Groupe PSA.

 

Embora certos estudos de estilo tenham inspirado o desenho da carroçaria de certos produtos, deram também um grande contributo para a evolução dos interiores dos modelos produzidos em série. Através da experimentação de materiais inovadores ou de novas interfaces digitais, ou phygital (combinação do físico com o digital), simplifica e transcende a experiência de condução de cada modelo PEUGEOT.

 

Cada concept car é um verdadeiro laboratório de ideias. Alguns destes estudos foram projetados com inovações muito vanguardistas para o seu tempo. E mesmo que não tenham sido concebidos para a produção em série, muitos dos seus elementos são utilizados em produtos da gama comercial. Eis alguns exemplos:

 

TOUAREG: em 1996, este pequeno concept car com ar de buggy apresenta-se impulsionado por um motor elétrico alimentado por baterias com uma autonomia de 4 horas. Um pequeno motor de combustão pode aumentar a sua autonomia, funcionando como um gerador: nascia o extensor de autonomia!

 

MOONSTER & 4002: estes dois projetos não surgiram da imaginação dos designers da Marca, mas sim de um talentoso conjunto de internautas. Fruto da sua tradição inovadora e precursora, a PEUGEOT foi o primeiro construtor de automóveis a lançar duas competições internacionais de design, em 2000 e 2002. O prémio consistia na produção do projeto vencedor à escala 1:1 e a sua apresentação no stand da Marca em certames internacionais. Fruto do entusiasmo de Gilles Vidal, Diretor de Design da PEUGEOT, a Marca lançou as “Summer Classes” em 2018. Durante um mês, 12 estudantes de design são recebidos e supervisionados no ‘Automotive Design Network’ (‘ADN’ para os insiders) de Vélizy Villacoublay. Em total imersão, este conjunto de jovens criativos tem a possibilidade de experienciar o design de 4 projetos sob a orientação de profissionais de design.

 

SESAME: alta arquitetura e portas laterais elétricas deslizantes para uma acessibilidade excecional. Foi a antevisão do 1007.

 

EX1: no ano do 2º centenário da Marca, o EX1, 100% elétrico, quebrou três recordes mundiais de aceleração e registou três novos recordes no lendário circuito de Montlhery (França), onde, em 1965, o 404 Diesel havia batido vários recordes de resistência.

 

SR1: definindo a renovação do estilo da Marca, os flancos do 208 Fase 1 são inspirados neste concept, no qual foi também possível ver o PEUGEOT i-Cockpit® pela primeira vez.

 

ONYX: carroçaria elaborada numa combinação de fibra de carbono e cobre puro, deliberadamente deixado em bruto; interior realizado num material inovador e ecológico designado ‘Newspaper Wood’, concebido a partir de jornais usados, amontoados e comprimidos. O Onyx é animado por um V8 HDi Hybrid4 de 600 CV (mais um motor elétrico auxiliar de 80 CV) construído pela PEUGEOT Sport e concebido para o 908.

 

EXALT: a sua silhueta e o seu tablier orientaram os designers na conceção do novo PEUGEOT 508, a berlina com uma silhueta dinâmica. O revestimento em madeira na bagageira foi utilizado na versão SW na versão limitada “First Edition”. O tecido dos bancos salpicado com ‘riscas de ténis’, inspirou os revestimentos do mais recente PEUGEOT 3008.

 

QUARTZ: o tablier deste concept car foi utilizado no novo PEUGEOT 3008: o seu painel de instrumentos holográfico equipa agora, de série, o novo 208, assim como a denominada ‘grelha em franja’.

 

FRACTAL: 80% dos seus componentes são impressos em 3D: oferece uma nova experiência áudio 9.1.2 desenvolvida em parceria com a FOCAL.

 

INSTINTC: a aerodinâmica inteligente e a silhueta shooting brake foram o prenúncio do novo PEUGEOT 508 SW. O INSTINCT também beneficiou de uma parceria com a SAMSUNG. Pela primeira vez na história da PEUGEOT, o concept não foi apresentado num salão automóvel internacional, mas sim no ‘Mobile World Congress’, em Barcelona.

 

e-LEGEND: porque o tédio não faz parte do ADN da Marca, porque autonomia não rima com monotonia e porque a transição energética não vai diluir 120 anos de história automóvel, a PEUGEOT apresentou o e-LEGEND no Salão Automóvel de Paris de 2018. Esta excitante visão do futuro do prazer de condução toma a forma de um veículo desejável e emblemático. Ao abraçar um conceito realista e radicalmente moderno, esta projeção do futuro do automóvel glorifica os genes e a elegância da herança da PEUGEOT. Este concept car tornou possível modernizar a visão estratégica e editorial da Marca, consubstanciadas num filme publicitário exibido em horário nobre em canais de televisão nacionais. Adrenalina garantida.

 

Unboring the Future: PEUGEOT e-LEGEND CONCEPT

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