Opel-Combo-e-Life-514351

Novo Opel Combo-e Life: o parceiro do dia-a-dia torna-se elétrico

Novo Opel Combo-e Life

 

  • Tudo incluído: motorização elétrica, segurança, conforto e versatilidade;
  • Combo-e Life com cinco ou sete lugares e versões de chassis curto e longo;
  • O melhor da classe: extensa lista de sistemas de assistência à condução;
  • Para a cidade e mais além: emissões zero, motorização silenciosa e compatível com autoestrada;
  • Motor elétrico de 100 kW (136 cv), bateria de iões de lítio de 50 kWh.

 

Com toda a energia, a Opel anuncia o novo modelo totalmente elétrico Combo-e Life, que lançará no mercado português na primavera. Muito versátil e prático, com enorme espaço interior, o Combo totalmente elétrico pode dispor de uma ou duas portas laterais deslizantes, estando disponível numa versão de carroçaria ‘standard’ com 4,4 m de comprimento e na versão XL de 4,75 m, ambas oferecendo cinco ou sete lugares. Dependendo do perfil de condução e das condições de utilização, o novo Combo-e Life pode percorrer até 280 quilómetros com uma única carga da bateria de iões de lítio de 50 kWh (WLTP)1. Os utilizadores podem recarregar a bateria até 80% da sua capacidade em cerca de 30 minutos nas estações públicas de carga rápida.

As jovens famílias com estilos de vida multifacetados, adeptas de uma “mobilidade verde”, que vivem nas cidades ou nas suas imediações, vão encontrar no Opel Combo-e Life uma proposta realmente aliciante. O modelo elétrico da marca alemã conta, inclusivamente, com uma capacidade de reboque de 750 kg2 – o melhor neste segmento de mercado – com a opção de sistema eletrónico de controlo de estabilidade do reboque.

«Na nossa gama de veículos de passageiros eletrificados, o Combo-e Life é o parceiro multifuncional ideal para o dia-a-dia», refere o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «A nova versão elétrica a bateria do nosso bem-sucedido modelo oferece aos clientes que precisam de lotação e de generoso espaço interior, as vantagens adicionais das emissões zero e da propulsão particamente sem ruído.

Motorização elétrica: mobilidade ‘verde’ no campo e na cidade

Graças a 100 kW (136 cv) de potência e a 260 Nm de binário do sistema de motorização elétrica, o Combo-e Life é indicado para utilização cidade e em estrada. Dependendo da versão, o modelo da marca alemã acelera de zero a 100 km/h em apenas 11,2 segundos3, enquanto a velocidade máxima de 130 km/h, limitada eletronicamente, torna-o apto para condução em autoestrada. Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, com duas configurações, aumenta ainda mais a eficiência de todo o conjunto.

Composta por 216 células e 18 módulos, a bateria está alojada sob o piso, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização do habitáculo. Nesta localização, a bateria contribui, também, para reduzir o centro de gravidade, o que beneficia a estabilidade em situações de ventos laterais e em curva, garantindo, igualmente, maior desembaraço e maior prazer de condução.

O Combo-e Life é compatível com uma ampla variedade de infraestruturas e opções de recarregamento, que vão da “wall box” ao carregamento rápido, passando pela ligação a tomada doméstica, se necessário. Utilizando uma estação pública de carga rápida DC (corrente contínua) de 100 kW, o carregamento da bateria de 50 kWh, até aos 80% da sua capacidade, demora apenas cerca de 30 minutos. O Combo-e Life pode ser equipado com um potente carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um monofásico de 7,4 kW.

O melhor da classe: uma vasta lista de sistemas ultramodernos assistência ao condutor

Tal como os seus “irmãos” a gasolina e gasóleo, distinguidos em 2019 com o troféu “Best Buy Car of Europe” pelo júri europeu de especialistas AUTOBEST, o Combo-e Life de emissões zero também não cedeu a compromissos em termos de segurança, conforto ou conveniência. A abrangente lista de tecnologias e de sistemas de assistência, líderes no seu segmento, vai desde o controlo de velocidade em descida, assistência à manutenção na faixa e alerta de cansaço do condutor, até ao reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de colisão dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência.

Especialmente útil nas manobras de estacionamento é a câmara traseira panorâmica que aumenta a visibilidade para trás e para os lados. Os utilizadores que necessitam de mais tração em pisos de lama, areia ou neve podem reforçar o seu Combo-e Life com o sistema de controlo eletrónico de tração IntelliGrip.

A Opel disponibiliza o Combo-e Life em dois comprimentos de carroçaria – 4,40 m e 4,75 m na variante XL – com cinco ou sete lugares, o que também torna este modelo numa proposta atraente para empresas de transporte pessoal, como táxis. A versão mais curta de cinco lugares oferece, no mínimo, 597 litros de espaço na bagageira (850 litros na versão XL). Com os bancos traseiros rebatidos, este parceiro multifuncional para todos os dias aumenta consideravelmente a sua capacidade de carga. Nessa configuração, o volume da bagageira da versão curta mais do que triplica, para 2126 litros, enquanto na versão mais longa pode acomodar até 2693 litros de carga. Além disso, o sistema opcional de rebatimento do banco do passageiro dianteiro aumenta o comprimento do espaço disponível para transporte de objetos longos, como pranchas de surf, por exemplo.

Tejadilho panorâmico com cortina elétrica e espaços de arrumação superiores

O tejadilho panorâmico permite aos passageiros observar as estrelas ou desfrutar da luz e calor solares. Caso o sol esteja muito forte, uma cortina elétrica – ativada através de um interruptor na consola superior – oferece a indispensável proteção. Este longo tejadilho em vidro cria um ambiente muito agradável e tranquilo num habitáculo que se torna especialmente luminoso. Com o tejadilho panorâmico o Combo-e Life recebe também um espaço de arrumação superior que percorre o centro do veículo, equipado com iluminação LED de série. Esta consola superior termina numa grande caixa de arrumação de 36 litros, montada acima da chapeleira da bagageira.

Em ambas as versões, os clientes podem optar pela segunda fila de bancos ‘standard’, com rebatimento assimétrico 60/40, ou por três assentos individuais, que podem ser convenientemente rebatidos a partir da bagageira. Em ambos os casos, cada banco possui, de série, a sua própria fixação Isofix para cadeiras de criança, permitindo instalar, lado a lado, até três destes dispositivos.

Com todos os passageiros de palmo e meio confortavelmente sentados, pode-se, então, desfrutar do sistema de infoentretenimento do Combo-e Life. Os sistemas Multimedia Radio and Multimedia Navi Pro combinam com um ecrã tátil de grandes dimensões com 8 polegadas, oferecendo excelente conectividade. Ambos os dispositivos possuem integração para telemóveis através de Apple CarPlay e Android Auto.

E-services: carregar o Combo-e Life é muito fácil

Para facilitar o mais possível a utilização do Combo-e Life no dia-a-dia, os serviços “OpelConnect” e “Free2Move” e a “app” “myOpel” oferecem soluções específicas para veículos elétricos. Os serviços são acessíveis através de aplicações dedicadas.

A gama de serviços e funções “OpelConnect” inclui chamada de emergência eCall e de assistência em estrada, entre muitos outros, tais como o estado e informações do veículo. A função LIVE Navigation4 fornece informações de tráfego “online” em tempo real.

A abertura de encomendas do novo Combo-e Life está agendada para a primavera. As primeiras unidades deverão chegar aos concessionários no outono. O Combo-e Life juntar-se-á, assim à gama de modelos elétricos e eletrificados da Opel, que é composta pelo Corsa-e, Mokka-e, Grandland X Hybrid e Zafira-e Life. Incluindo a próxima geração Astra, bem com os furgões comerciais Vivaro‑e, Combo-e e Movano-e, a marca passará a dispor, até final deste ano de 2021, de nove modelos eletrificados na sua gama. A partir de 2024, a Opel oferecerá uma versão eletrificada em todos os seus automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros.

 


[1] Autonomia determinada de acordo com a norma de testes WLTP, (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar em função das condições do quotidiano e depende de inúmeros fatores, como o estilo de condução individual, caraterísticas da via, temperatura exterior, utilização dos sistemas de aquecimento e ar condicionado, para além da ativação do pré-condicionamento térmico.

[2] Com travão, gradiente de 12 por cento.

[3] Dados Provisórios.

[4] Serviços de LIVE Navigation sem custos até 36 meses após ativação. É necessária subscrição após esse período.

Os comentários para esta postagem estão desativados.