Opel Combo-e Cargo

Novo Opel Combo-e: mobilidade elétrica sem compromissos

  • Mobilidade elétrica associada a completa funcionalidade, conforto superior e elevada segurança;
  • Líder da sua classe: capacidade máxima de carga de 4,4 m3 e carga útil de 800 kg;
  • Referência entre os furgões compactos: sistemas de assistência à condução semelhantes aos dos automóveis de passageiros;
  • Adaptado à urbe: emissões zero, acesso ao centro das cidades, motorização silenciosa:
  • Pessoas e carga: furgão misto com cinco bancos e compartimento de carga
  • Elevada potência e energia: motor elétrico de 100 kW (136 cv), bateria de iões de lítio de 50 kWh;
  • Capacidade de reboque de 750 kg1 e sistema de controlo de estabilidade do atrelado;
  • 100 por cento elétrico: a gama de comerciais da Opel ficará completa até ao final de 2021.

 

Os operadores de empresas e profissionais individuais que necessitem um veículo de emissões zero com caraterísticas essencialmente urbanas passam a ter uma opção incontornável: o novo Combo-e da Opel. Para além de volumes e capacidades de carga líderes na sua classe (até 4,4 metros cúbicos e 800 kg, respetivamente), o furgão compacto 100 por cento elétrico do fabricante alemão também possui uma versão mista com cinco lugares. Dependendo do perfil de condução e das condições predominantes, o novo Combo-e pode alcançar uma autonomia máxima de 275 quilómetros com uma única carga da bateria de iões de lítio de 50 kWh (WLTP2). É possível recarregar a bateria a 80 por cento da capacidade em cerca de 30 minutos em estações de carregamento rápido.

Tal como os seus ‘irmãos’ equipados com motores térmicos (a gasolina e a gasóleo), que em 2019 conquistaram o ambicionado troféu IVOTY (International Van of the Year, Comercial Internacio do Ano), a variante de emissões zero também não cedeu a compromissos em termos de funcionalidade, conforto ou segurança. A abrangente lista de tecnologias e de sistemas de assistência, líderes no seu segmento, vai desde o alerta de cansaço do condutor e o reconhecimento de sinais de trânsito, até ao alerta de colisão dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência. Especialmente importante para a segurança de restantes utilizadores das estradas é o sistema Surround Rear Vision, que ajuda a evitar acidentes com ciclistas e peões ao descrever curvas para a direita, graças a duas câmaras que oferecem visibilidade adicional para as zonas traseira e lateral.

O furgão Combo-e torna-se, assim, na escolha ideal de veículo elétrico para empresas e profissionais independentes que optem pela denominada “mobilidade verde”, especialmente em áreas metropolitanas onde as restrições podem limitar o acesso aos centros das cidades apenas a veículos de emissões zero.

«O Combo-e totalmente elétrico permitirá aos utilizadores de furgões compactos operar em áreas urbanas, com eles transportando a maior carga útil e rebocando o máximo de peso da sua classe», afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «O Combo-e dá continuidade à expansão da nossa oferta de veículos comerciais ligeiros de emissões zero iniciada no final do ano passado com o Vivaro-e. Até ao final deste ano de 2021, com o lançamento do Movano-e, teremos toda a nossa gama de veículos comerciais eletrificada.»

A mais recente proposta do portfólio de comerciais totalmente elétricos da Opel está disponível em dois comprimentos de carroçaria: o Combo-e de 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2785 mm, pode transportar objetos com um comprimento máximo de 3090 mm, tendo uma capacidade de carga máxima de 800 kg, um volume de carga entre 3,3 e 3,8 m3 e uma capacidade de reboque de 750 kg, líder da classe no seu segmento. A variante mais longa XL, de 4,75 m, com uma distância entre eixos de 2975 mm e um volume de carga máximo de 4,4 m3, pode acomodar objetos com um máximo de 3440 mm de comprimento, contando com seis olhais de fixação colocados no piso de carga (com a opção de quatro adicionais a meia altura) para ajudar a manter a carga no seu lugar.

Quando se trata de optar pelo Combo-e, há uma característica decisiva para muitos profissionais, traduzida no enorme espaço entre as cavas das rodas traseiras, suficiente para acomodar uma europalete (a variante XL pode transportar duas europaletes, em fila). Objetos extremamente longos podem ser armazenados na vertical, permitida pela escotilha opcional no tejadilho.

Para além de objetos ou carga, o novo Combo-e também pode transportar pessoas. Com base na variante longa XL, a versão furgão misto acomoda confortavelmente um máximo de quatro passageiros além do condutor, sendo a carga ou o equipamento guardado com segurança atrás da divisória interior. Graças a uma abertura nessa divisória, é possível o transporte de objetos de maior comprimento.

Sistema de motorização elétrica ajustado a ambientes urbanos e a estrada aberta

Graças à potência de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário do sistema de motorização elétrica, o Combo-e é perfeito não só para ambientes urbanos, mas também para fora das cidades. Dependendo da versão, o Combo-e pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 11,2 segundos 3, atingindo uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 130 km/h. Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, com duas configurações selecionáveis pelo utilizador, aumenta ainda mais a sua eficiência.

Composta por 216 células e 18 módulos, a bateria está integrada no piso do automóvel, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização da área de carga ou o compartimento dos passageiros. Colocada aqui, a bateria também reduz o centro de gravidade do veículo, em benefício da estabilidade em curvas e com vento, mesmo quando seguir totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para uma condução mais ágil.

Variedade de opções e serviços diminuem níveis de ‘stress’ nas operações de carregamento

O Combo-e está preparado para uma variedade de infraestruturas e opções de recarregamento, que vão desde ‘wall box’ até carregadores rápidos, ou mesmo, se necessário, através de cabo para ligação a uma tomada doméstica. Recorrendo a uma estação de carregamento pública DC de 100 kW, o estado de carga da bateria atinge 80 por cento em cerca de 30 minutos. O Combo-e pode estar equipado com um potente carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW.

Para tornar a utilização do Combo-e o mais prática possível, as plataformas “OpelConnect”, a app “myOpel” e os “Free2Move Services” – marca de mobilidade do Groupe PSA – oferecem soluções especiais adequadas a veículos elétricos. Os serviços são acessíveis através de apps dedicadas.

Os serviços “OpelConnect” vão desde a chamada de emergência eCall até à assistência em estrada, passando por várias outras utilidades como o estado e informações do veículo. A plataforma LIVE Navigation4 disponibiliza informação online e em tempo real do estado do tráfego.

Segurança e conforto: sistemas de assistência à condução semelhantes às integradas em automóveis de passageiros

O novo furgão compacto 100 por cento elétrico da Opel reforça a liderança no domínio dos sistemas de assistência ao condutor, que são semelhantes aos utilizados nos automóveis de passageiros, e que foram muito elogiados no lançamento do modelo Combo com motores de combustão interna. Único no segmento de mercado é o indicador de carga assente em sensores, permitindo ao condutor verificar, através de um simples toque numa tecla, que o veículo não está com carga acima do máximo permitido. O Combo pode ser dotado de 20 tecnologias adicionais que tornam a condução, manobras e transporte não apenas mais fáceis e confortáveis, com também mais seguras.

Para minimizar riscos e amolgadelas, com custo significativo, em manobras a baixa velocidade, o novo Combo-e está disponível, em opção, com o sistema Flank Guard baseado em sensores.

Para quando as coisas ficam difíceis: ‘pack’ Worksite e controlo eletrónico de tração

Os profissionais que necessitam de maior altura ao solo e maior tração em pisos de lama, areia ou neve podem encomendar o seu Combo-e com o ‘pack’ Worksite e com o sistema de controlo eletrónico de tração IntelliGrip.

A lista dos sistemas de assistência à condução do Combo-e, já familiares das versões de passageiros Combo Life, inclui ainda o sistema de controlo em descidas, assistente de manutenção de faixa e controlo de estabilidade do atrelado.

Os sistemas Multimedia Radio e de infoentretenimento Multimedia Navi Pro do Combo-e integram um ecrã tátil de grandes dimensões com 8 polegadas. Ambos os sistemas possuem integração de telemóveis via Apple CarPlay e Android Auto.

O novo Combo-e irá chegar aos concessionários Opel no próximo outono, juntando-se ao Vivaro-e como a mais recente proposta na gama de veículos comerciais 100 por cento elétricos da marca alemã. Seguir-se-á o novo Movano-e, igualmente em 2021, significando que a totalidade da oferta de veículos comerciais ligeiros da Opel ficará plenamente eletrificada até ao final do corrente ano. Até 2024, a Opel irá contar com pelo menos uma versão eletrificada em cada modelo da sua gama de passageiros e de comerciais ligeiros.

 


[1] Com travão, gradiente de 12 por cento.

[2] Autonomia determinada de acordo com a norma de testes WLTP, (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar em função das condições do quotidiano e depende de inúmeros fatores, como o estilo de condução individual, caraterísticas da via, temperatura exterior, utilização dos sistemas de aquecimento e ar condicionado, para além da ativação do pré-condicionamento térmico.

[3] Dados provisórios.

[4] Serviços de LIVE Navigation sem custos até 36 meses após ativação. É necessária subscrição após esse período.

 

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