
Novo PEUGEOT e-208 eleito “Carro Elétrico do Ano”
O PEUGEOT e-208, representante da mais recente geração de modelos PEUGEOT 100% elétricos, acaba de garantir mais um importante galardão, juntando agora à sua lista o prémio “Carro Elétrico do Ano”, atribuído pela Exame Informática, a mais conceituada publicação na área da Inovação, Ciência e Tecnologia, no âmbito dos seus prestigiados galardões anuais “Os Melhores do Portugal Tecnológico”.
A equipa editorial da Exame Informática elogiou o PEUGEOT e-208, em particular pela audácia do seu design, pelos novos padrões de prazer dinâmico e de conforto, bem como pela tecnologia integrada no modelo. Mais-valias apreciadas num automóvel que se destaca também, no seu conjunto, pela qualidade, inovação e fiabilidade.
Os prémios anunciados esta manhã correspondem à 14ª edição dos galardões “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos por aquela publicação, que este ano festeja 25 anos. Tendo uma base tecnológica e transversal a diversas áreas da sociedade, são atribuídos em categorias como Personalidade, Inovação, Sustentabilidade, Aplicação/Plataforma, Marca Nacional, Marca Smartphones, Marca Computadores, Produto do Ano. Em edições anteriores já distinguiu entidades e soluções de empresas como Farfetch, Huawei, Tesla, Google, WeDo Technologies, entre outras.
Na edição de 2020, o novo e-208 foi o único automóvel distinguido, tendo sido considerado o melhor modelo de mobilidade elétrica.
Noutros domínios, destaca-se o prémio “Inovação” dado ao sistema Breast 4.0, que permite, recorrendo a tecnologia de realidade aumentada, visualizar lesões tumorais com maior precisão a três dimensões, e foi desenvolvido por um cirurgião da Fundação Champalimaud, um dos mais conceituados centros mundiais nas áreas de biomedicina, investigação e tratamento de cancro e neurociências. O prémio “Personalidade do Ano” foi entregue a Maria Helena Braga, professora e investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que tem estado na linha da frente da investigação e desenvolvimento do que muitos consideram o ‘santo Graal’ das baterias: os eletrólitos sólidos.
Sérgio Magno, Diretor da Exame Informática: “Está no nosso ADN descobrir muito do talento que ainda está sob os radares do mercado e da restante comunicação social. E essa é uma das principais missões dos prémios ‘Os Melhores do Portugal Tecnológico’: amplificar a criação de conhecimento e a geração de riqueza de base tecnológica. Na vertente automóvel e da mobilidade elétrica, nomeadamente entre os veículos elétricos, a distinção vai para o PEUGEOT e-208, modelo que a Exame Informática considera o ‘Carro Elétrico do Ano’. O design, comportamento e tecnologia são as grandes mais-valias deste novo PEUGEOT, um carro que demonstra que não é preciso fazer concessões quando se escolhe elétrico. Muito pelo contrário.”
O novo PEUGEOT e-208 está equipado com uma bateria de 50 kWh e com um motor elétrico de 100 kW (136 cv). A sua autonomia permite percorrer até 340 quilómetros (ciclo WLTP). O carregamento rápido de 80% da bateria em 30 minutos é possível utilizando um posto de carregamento público com até 100 kW de capacidade. Do mesmo modo, na vertente da condução, o novo e-208 espelha todas as tecnologias de apoio ao condutor e de segurança que estão presentes nos seus irmãos com motores de combustão, destacando-se, naturalmente, o seu PEUGEOT i-Cockpit®, a partir do qual se poder gerir todo o potencial tecnológico.