Peugeot 308

TCR Portugal 2018 Termina no AIA, Pilotos do Peugeot 308TCR pretendem sagrar-se Vice-Campeões de 2018

Tem lugar este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a jornada final do ‘TCR Portugal 2018’, categoria de novo integrada no “Racing Weekend 2018”. Apostando na fiabilidade do Peugeot 308TCR, preparado pela Sports & You, Rafael Lobato e Francisco Abreu, os dois pilotos da Peugeot Portugal, têm um objetivo bem definido, o de assegurar o 2º lugar que atualmente ocupam na categoria, garantindo, desse modo, o título de Vice-Campeões de 2018.

 

O ‘TCR Portugal 2018’ terá este fim de semana a sua 4ª e última jornada, visitando-se o exigente traçado do AIA – Autódromo Internacional do Algarve, nos arredores de Portimão. Integradas no programa “Racing Weekend”, serão duas as oportunidades que Francisco Abreu e Rafael Lobato, pilotos do Team Peugeot Portugal, terão para acumular os pontos suficientes que lhe permitam estar, no final do ano, na Cerimónia de Consagração da FPAK, para receberem os troféus de Vice-Campeões Nacionais de Velocidade de TCR e de Turismo.

Embora se tenha perdido em Braga a possibilidade de alcançar o título absoluto, nem por isso os dois pilotos do Peugeot 308TCR, preparado pela Sports & You, encaram com menor ânimo o programa agendado para aquele traçado.

“Estou motivado para a última prova do campeonato. Ocupamos o 2° lugar e vamos atacar ao máximo para trazer a medalha de prata para casa”, refere Rafael Lobato. “O carro espera-se competitivo em Portimão, um traçado rápido e muito divertido, e como o set-up tem evoluído de prova para prova, esperamos que nesta última ronda funcione plenamente, permitindo-nos ganhar as corridas e garantir essa posição final.”

“Estamos prontos para a última corrida do TCR Portugal, num circuito tão bonito como o AIA,” confirma Francisco Abreu. “Uma vez que as nossas aspirações ao lugar mais alto do campeonato já não são possíveis, queremos dignificar a marca Peugeot e a equipa Sports & You, no ano de estreia do 308TCR, com o Vice-Campeonato de Portugal. Há que dar os parabéns ao vencedor Pedro Salvador, porque mereceu, e admitir que este não foi o lugar pelo qual todos trabalhámos e ambicionámos. A equipa e a marca merecem mais, no entanto só nos resta fazer o que estiver ao nosso alcance para sairmos com o melhor resultado possível que é a vitória e o Vice-Campeonato.”

Em termos de contabilidade dos resultados das 3 duplas jornadas já realizadas, a dupla do 308TCR ocupa o 2º lugar, quer no Campeonato de Portugal Velocidade – TCR, quer no ranking do CVP – Turismos, somando, em conjunto, 104 pontos. Mas é de 1 ponto apenas a vantagem sobre o seu mais direto adversário, para além de terem de estar atentos às prestações de 3 outros pilotos, também eles ainda em condições pontuais de poder sonhar com o mesmo objetivo, já que estão em jogo 50 pontos (25 por vitória) e mais 1 ponto de cada pole-position e 1 ponto de cada volta mais rápida. Há ainda que contar com as pontuações a deitar fora nesta fase, pois só valem os melhores 6 resultados, do total das 8 corridas do ano.

 

Peugeot(2)

 

“Para além do seu papel como pilotos, o Francisco e o Rafael também têm de estar atentos à contabilidade. Embora as vitórias sejam os resultados mais apetecidos, há que saber gerir as 2 corridas em função das posições relativas, deles e dos seus adversários, de modo a conseguirem assegurar o 2º lugar para a Peugeot. É esse o nosso objetivo neste fim de semana no AIA,” refere José Pedro Fontes, da Sports & You.

“Para além dos pontos que se podem somar nesta prova, há que levar em linha de conta que para o campeonato valem apenas os 6 melhores resultados, do total das 8 corridas do ano, ou seja, há que ‘deitar fora’ as duas piores pontuações. Em face de todas estas contas, vamos primeiro fazer duas boas Qualificações e alcançar um bom resultado na Corrida 1, de sábado. Depois disso iremos definir a estratégia para a Corrida 2, de domingo,” acrescenta.

Para além do apoio da Peugeot Portugal, este projeto da Sports & You, distribuidor oficial da Peugeot Sport para Portugal e Espanha, conta com os parceiros principais: Canon, Crédito Agrícola, Iberfibran, ikimobile, iMED e King Tony.

 

O Programa do TCR no “Racing Weekend Portimão”

Organizado pela Full Eventos e integrada num mais alargado programa de corridas deste ‘Racing Weekend Portimão’, esta 4ª e última dupla jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade – TCR tem o seguinte programa*:

Sexta-feira, 26 outubro

 

09h40 – Treinos Extra 1 (30’)

15h10 – Treinos Extra 2 (20’)

17h00 – Treinos Livres 1 (25’)

17h35 – Treinos Livres 2 (25’)


 

Sábado, 27 outubro

 

08h00 – Qualificação 1 (15’)

08h20 – Qualificação 2 (15’)

13h45 – Corrida 1 (25’)


 

Domingo, 28 outubro

11h15– Corrida 2 (25’)


 

* Nota: Horário sujeito a potenciais alterações

 

 

Resumo das regras do ‘TCR Portugal 2018’

Composto por quatro jornadas duplas, o Campeonato Nacional de Velocidade – TCR 2018 arrancou em Braga (maio), seguindo-se Vila Real (junho), revisitando-se, devido às obras no Estoril, Braga (setembro), numa temporada que irá agora terminar em Portimão.

Cada evento inclui 2 sessões de treinos livres (20 a 25 minutos cada) e 2 sessões cronometradas (15 minutos cada), definindo estas, respetivamente, as grelhas de partida para a Corrida 1 e para a Corrida 2, cada uma delas com 25 minutos de duração.

Os seus vencedores conquistam 25 pontos, os 2ºs classificados somam 20 e os 3ºs mais 17, numa distribuição extensiva ao top-10. Há 1 ponto adicional para os mais rápidos nas 2 Qualificações – os detentores das respetivas pole-positions – e também 1 ponto para as voltas mais rápidas em cada uma das 2 corridas.

 

 

No caso de equipas com dois pilotos – como na equipa da Peugeot Portugal/Sports & You – cada um deles disputa a sua Qualificação e a sua Corrida, mas as pontuações conquistadas por um são extensíveis ao outro. No final do ano contabilizam-se as 6 melhores pontuações conjuntas, de um total de 8 corridas disputadas.

Vigora a regra do “Balance of Performance”, uma decisão federativa para o nivelamento das viaturas que disputam o ‘TCR Portugal 2018’, fator que penaliza o 308TCR. Informações adicionais podem ser consultadas em http://www.racingweekend.pt/ e em http://www.velocidade.fpak.pt/regulamentos.

Os comentários para esta postagem estão desativados.