Opel-Astra-IntelliLux-Matrix-Light-297417

Da noite se faz dia: a tecnologia inovadora de iluminação da Opel

  • Longo alcance sem encandear – Matriz de LED IntelliLux no Insignia e no Astra;
  • Faróis de elevada precisão adaptam-se continuamente às situações de tráfego;
  • Faróis de LED disponíveis na gama ‘X’ e noutros modelos.

 

Chegou, de novo, aquela altura do ano. No próximo fim de semana, na madrugada de 27 para 28 de outubro, os ponteiros dos relógios recuam uma hora. Para muitos condutores, isto significa que as viagens pendulares entre casa e trabalho passam a ser feitas no escuro. Mas os utilizadores de automóveis Opel têm melhores meios para enfrentar estes meses de inverno, graças a alta tecnologia em matéria de iluminação. Enquanto outros utilizam sistemas convencionais, os condutores de Opel Insignia e Opel Astra podem contar com os evoluídos faróis de matriz de LED IntelliLux que ajustam os feixes de luz às condições de circulação e asseguram o máximo alcance. A visibilidade é excelente e a segurança aumenta consideravelmente. O trabalho da Opel na democratização da tecnologia avançada de iluminação também se aplica aos faróis de LED com múltiplas funções que estão disponíveis em modelos como o Grandland X, o Crossland X, o Mokka X e o Zafira.

 

IntelliLux LED no Opel Astra e no Opel Insignia

A Opel estreou o inovador sistema IntelliLux de matriz de LED na atual geração Astra, há três anos. Os faróis do familiar compacto da Opel são formados por 16 segmentos de LED – oito de cada lado – que adaptam continuamente o alcance e a distribuição dos feixes de luz às condições de circulação. Os especialistas concordaram desde cedo que «a tecnologia de matriz de LED da Opel é um avanço significativo na área da iluminação dianteira. Nos extensos testes levados a cabo pelos membros do júri, o sistema provou ser eficaz e mereceu a alcunha de ‘mágico’», assim era a opinião expressada pelo painel de jornalistas dos prémios AUTOBEST em 2015.

O princípio de funcionamento do IntelliLux LED é simples. Assim que o automóvel deixa a malha das ruas urbanas os ‘máximos’ ligam-se automaticamente e ajustam-se de acordo com vários parâmetros consoante o Astra, ou o Insignia, circule em autoestrada ou estrada, ou descreva uma curva. Com base na leitura feita pela câmara dianteira colocada junto do espelho retrovisor interior, o sistema consegue identificar permanentemente o posicionamento de fontes de luz, desligando o elemento LED suscetível de provocar encandeamento. Este é um processo contínuo e dinâmico, o que permite circular sempre em luzes máximas.

Os engenheiros da Opel conseguiram ganhos apreciáveis ao duplicarem, para 32, o número de elementos de LED integrados nos faróis da atual gama Insignia. O resultado impressiona: maior precisão na distribuição da luz e transição mais suave entre os LED graças ao maior número de segmentos.

Para melhorar ainda mais a visibilidade ao descrever curvas com luzes máximas, os engenheiros acrescentaram uma nova função de iluminação nesta segunda geração IntelliLux. A intensidade dos LED dos extremos dos faróis aumenta de acordo com o ângulo do volante, com isso proporcionando melhor iluminação em curvas. Cada farol também possui um projetor de longo alcance capaz de alumiar adicionalmente até 400 metros de distância. Desta forma, o condutor consegue distinguir obstáculos em pontos muito distantes, que de outra forma estariam no escuro se se tratassem de faróis convencionais.

 

Faróis LED para a ‘família X’ e o Zafira

A Opel disponibiliza tecnologia da mais recente geração em matéria de iluminação, não apenas no Astra e no Insignia, mas também na linha de modelos SUV e no monovolume Zafira. Os sistemas adaptativos AFL LED do Grandland X, do Mokka X e do Zafira alteram e adaptam os feixes de luz, o que representa funcionalidade acrescida face aos sistemas anteriores. Os faróis AFL LED do Opel Grandland X, por exemplo, dispõem de comutação automática médios-máximos, nivelamento automático, distribuição variável de luz para circulação em cidades, estradas e auto estradas, bem como funções de luz de curva, de cruzamento e de más condições atmosféricas. Os faróis de LED do Opel Crossland X – com luz de curva, comutação automática e nivelamento automático – são referência absoluta naquele segmento de mercado.

Os comentários para esta postagem estão desativados.